Rio2C mostra quais serão as atrações que farão parte da edição 2023

Anúncio ABIMAD39

O Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina retorna à Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril de 2023, com ainda mais oferta de conteúdo.

O conceito de soft power é o tema norteador dos mais de 500 painéis previstos para acontecer durante a edição deste ano do evento.

A organização explica que este temase traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas. 

“O soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar”, aponta Rafael Lazarini, CEO do Rio2C.

Anúncio

“Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia”, completa o executivo que também é idealizador do evento.

Dois novos palcos – o “Arts & Crafts’, dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Games+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares e transversais que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022.

São eles: “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”. 

“O ‘Arts & Crafts’ vai apresentar discussões sobre como o design, a moda, a arquitetura e as artes impactam a sociedade, enquanto expressões culturais.

O “Game+” ganhou um palco exclusivo devido ao enorme sucesso do tema no summit realizado na edição do ano passado”, explica Lazarini. 

A programação de painéis terá uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da aclamada série “Dark”.

Outra atração é o bate-papo do cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) com o produtor canadense Niv Fichman (“O Violino Vermelho” e “O Quarto Proibido” e etc).

No total mais de 50 palestrantes já estão confirmados como:

– O futurista Brett King, autor do livro “The Rise of Technosocialism: How Inequality, AI and Climate Will Usher in a New World”;

– Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount;

– A cantora Ludmilla

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, SBF/NWB e a revista Forbes, respectivamente.

Os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes.

Realizados no dia de abertura do Rio2C, eles se juntarão ao já tradicional summit de marcas e conteúdo Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018. 

MERCADO 

Dedicado à realização de negócios na indústria criativa, o Mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais nos setores de audiovisual, inovação e música a cada edição.

Trata-se de uma oportunidade para profissionais e empreendedores em busca de negócios e networking do setor de inovação/startups, game, editorial, música e audiovisual.

O evento também terá como novidade a abertura do pitching editorial, em que empresas do setor poderão negociar os direitos autorais de futuros lançamentos de ficção e não-ficção com produtoras e plataformas de streaming. 

Além das Rodadas de Negócios, o Rio2C também gera oportunidades nos pitchings, oferece mentorias com especialistas do mercado e lança Desafios Corporativos.

Na última edição, a seção recebeu 2.480 inscrições de 75 países, número que a organização pretende dobrar em 2023. 

Novidades do Mercado: 

Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa.

É dividido em 4 verticais: consumo; entretenimento; educação e trabalho; e impacto. Com uma banca de investidores, oferece prêmios para cada setor. 

Pitching Editorial: o Rio2C se aproxima de mais um setor da economia criativa e promove a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual.

O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras. 

Pitching Creator: O que era exclusivo para empresas agora também está acessível diretamente a criadores independentes.

Produtoras, estúdios e plataformas de streaming de grande e pequeno porte buscam projetos baseados em propriedades intelectuais de diferentes formatos.

Desenvolvedores de games, podcast, websérie, curta-metragem ou qualquer tipo de autor de propriedade intelectual, terão a oportunidade de apresenta suas ideias a produtores e executivos do mercado audiovisual através dessa nova modalidade de pitching. 

PitchingShow: o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música.

Ggravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas estarão neste local para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado.

Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

FESTIVALIA 

No fim de semana, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada.

Será possível ainda assistir e participar de uma série de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa (a programação será anunciada mais adiante). 

A pré-venda exclusiva BB Ourocard Creator acontecerá de 12 a 18 de janeiro de 2023.

Para mais informações acesse: https://www.sympla.com.br/evento/rio2c-pre-venda-bb-ourocard/1815078