Empresas de tecnologia de informação da Alemanha pretendem aumentar investimentos em feiras

Anúncio ABIMAD39

As empresas da Alemanha de TI e telecomunicações, ou ITC para abreviar, querem aumentar significativamente seus investimentos em feiras e eventos físicos este ano. 

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Federal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Novas Mídias (bitkom) com os responsáveis ​​pelo marketing de provedores de TIC. 

Mais de um quarto (27 por cento) das empresas de TIC quer gastar mais com o estande de exposição e quase metade (46 por cento) quer manter esse item constante. 

Apenas 19 por cento querem reduzir seus gastos – quase 40 por cento foram apenas um ano atrás.

Anúncio

A bitkom também espera que as empresas pesquisadas gastem mais em feiras e eventos digitais ou híbridos, embora não na mesma escala do período COVID-19: 41% dos entrevistados ainda desejam aumentar seus gastos em feiras e eventos digitais ou híbridos em 2021. 

Na pesquisa atual, são apenas 22 por cento, 46 ​​por cento estão mantendo seus gastos com esse item constante, 22 por cento querem reduzir esse item. 

Em 2021, a proporção daqueles que queriam reduzir os gastos com feiras e eventos digitais ou híbridos foi de apenas 16%.

No ano de 2021, em que muitas feiras físicas tiveram que ser canceladas, 44% das empresas participaram de feiras digitais. 

Em contrapartida, pelo menos 80% das empresas de TIC se apresentam com estandes próprios em feiras físicas.

No geral, feiras e eventos, independentemente de serem físicos, digitais ou híbridos, representam a maior parcela do orçamento de marketing das empresas de TIC, ou seja, 37%. 

Este item situa-se assim ligeiramente acima do orçamento de comunicação para medidas online (36 por cento). 

Isso inclui, acima de tudo, conteúdo de mídia social, otimização de mecanismos de pesquisa e geração de leads por meio de conteúdo que requer registro, mas também investimentos em seu próprio site.

A pesquisa ocorreu entre setembro e novembro de 2022. Foram pesquisadas 104 empresas do setor de TIC, sendo 60 de pequeno e médio porte e 44 de grande porte. 

O orçamento médio de marketing das empresas pesquisadas é de 4,5% do total de vendas. 

Mais informações (em alemão): https://www.bitkom.org/sites/main/files/2022-12/20221216Marketingbudgetstudie2022.pdf