Fira de Barcelona consolida recuperação com receitas superiores a 211 milhões de euros em 2022

Anúncio ABIMAD39

A Fira de Barcelona consolida a sua reativação com receitas superiores a 211 milhões de euros em 2022 e um Ebitda recorde próximo dos 37 milhões.

A progressiva normalização da atividade ao longo do ano e a celebração de grandes eventos internacionais permitem à instituição atingir estes resultados extraordinários num ano pós-pandemia e encarar 2023 com um calendário intenso.

O Presidente do Conselho de Administração da Fira, Pau Relat, e o Diretor Geral, Constantí Serrallonga, apresentaram em conferência de imprensa os principais resultados para 2022 e as previsões para 2023.

Eles estavam acompanhados pelo Presidente do Conselho Geral da Instituição, o Prefeito de Barcelona Ada Colau, o Ministro de Negócios e Trabalho da Generalitat e Primeiro Vice-Presidente, Roger Torrent, e a Presidente da Câmara de Comércio de Barcelona e Segunda Vice-Presidente, Mònica Roca.

Anúncio

Depois das dificuldades derivadas da pandemia, da mobilidade internacional e da incerteza dos primeiros meses, 2022 foi finalmente o ano da retomada tanto do nível da atividade como dos resultados.

Nesse sentido, a Fira de Barcelona atingiu receitas de 211,4 milhões de euros, com um aumento de 234,8% face a 2021, e um Ebitda recorde de 36,9 milhões de euros, o mais alto alcançado pela instituição em sua história.

“Estes resultados muito bons, num contexto complexo e incerto, nos ajudam a empreender em 2023 com boas perspectivas para reforçar o nosso papel como motor econômico e apoio aos setores produtivos”, celebrou Pau Relat.

 A Relat também destacou o compromisso social da Fira que se tornou ainda mais evidente neste período com diferentes ações de saúde e solidariedade.

EVOLUÇÃO POSITIVA DO NEGÓCIO

“O ano de 2022 podemos classificar como pós-pandemia e que, mesmo assim, começou com o adiamento de alguns eventos. O esforço conjunto e a progressiva normalização da atividade, com a celebração de grandes feiras nacionais e internacionais nos nossos centros de eventos, têm-nos permitido atingir estas grandes magnitudes e continuar a ser uma referência para o setor”, ressaltou Constantí Serrallonga.

Além disso, pouco mais de um ano se passou desde que a Fira assumiu o Centro Internacional de Convenções de Barcelona (CCIB), o que lhe permitiu ganhar competitividade e realizar uma gestão integral dos três principais recintos de feiras da cidade.

Ao longo de 2022, foram realizados mais de 250 eventos nas sedes de Montjuïc, Gran Via e CCIB, entre shows, congressos e eventos diversos.

As reuniões médicas foram também particularmente relevantes com congressos nacionais e internacionais acontecendo nos centros de convenções.

Em relação à atividade no exterior, a Fira co-organizou a Smart City Expo em Mérida (México), Curitiba (Brasil), Santiago del Estero (Argentina) e pela primeira vez em Miami, além da ExpoAntad & Alimentaria México e quatro feiras realizadas em Cuba: Energias Renováveis, Alimentos Cuba 2.0, Fecons e a primeira edição de Transporte e Logística, além da gestão de dois venues na China e projeto de um terceiro.

Calendário Intenso E Novas Competições Em 2023

Apesar de um ambiente socioeconômico global difícil, as expectativas para 2023 são também muito positivas. A previsão é que o faturamento volte a ultrapassar os 200 milhões de euros graças à intensa atividade prevista em seus equipamentos e eventos realizados no exterior.

Como novidade para este ano estão a realização pela primeira vez da Shoptalk, feira europeia dedicada ao varejo; Global Public Transport Summit (UITP), conferência de transporte público; e o Congresso Mundial de Aeroportos. Além disso, a Gran Via receberá novamente a CPHI, a maior feira mundial da indústria farmacêutica.

Olhando para o exterior, a Fira de Barcelona planeja continuar com a gestão de dois recintos de feiras na China e co-organizar feiras em outros países: Smart City Expo no México, Bogotá, Brasil, Argentina, EUA e China, além da HostelCuba.

Da mesma forma, durante este ano também serão promovidas as grandes obras de infraestrutura com a ampliação do terreno da Gran Via em mais de 60.000 m² , cujas obras já começaram com a demolição do prédio onde ficará a maior parte do novo pavilhão.

Também está previsto a transformação de Montjuïc para torná-la um espaço único e urbano, de olho em 2029, coincidindo com o centenário da Exposição Internacional de Barcelona, ​​que fortalecerá a atividade de feiras e criará um espaço permanente de inovação.