Fiera Milano conclui transação estratégica com a Fiere di Parma Spa

Anúncio ABIMAD39

A Fiera Milano Spa anunciou nesta quinta-feira (9) que aprovou a finalização de uma transação estratégica com a Fiere di Parma Spa relativa a uma parceria destinada a criar uma plataforma europeia comum de exposições no setor agroalimentar.

A transação será realizada através da subscrição de um aumento de capital da Fiere di Parma reservado para a Fiera Milano, a ser liberado através da contribuição da unidade de negócios da Fiera Milano relacionada ao evento “Tuttofood”, feira agroalimentar organizada em Milão no Distrito de Rho, por um contravalor de aproximadamente 16,5 milhões de euros.

As partes definiram que, após a conclusão da transação, a Fiera Milano deterá inicialmente uma participação de 18,5% no capital social da Fiere di Parma.

Além disso, as duas sociedades pretendem criar uma nova plataforma de exposição multipolar composta por “Tuttofood powered by Cibus” em Milão, que se posicionará como um evento de matriz internacional.

Anúncio

O acordo também prevê que a Fiera Milano participe da governança da Fiere di Parma, apoiando os acionistas privados, como Crédit Agricole Italia Spa e Unione Parmense degli Industriali, e os acionistas públicos, como a cidade e a província de Parma, a Câmara de Comércio de Parma e a Emilia -Região de Romagna em potencializar a execução do plano de negócios de eventos.

“Nossa visão é ambiciosa: criar um sistema de feiras italianas, coordenadas entre si, que mantenha o foco no território, mas se torne mais forte e atraente para os operadores estrangeiros”, comentou o CEO da Fiera Milano, Luca Palermo.

“É o momento de garantir que nossas cadeias produtivas industriais encontrem sua casa na Itália e tenham cada vez menos incentivo para recorrer a feiras estrangeiras”, completou.

Palermo explicou que é nessa visão que se encaixa a parceria com a Fiere di Parma, visando fortalecer o posicionamento internacional conjunto em uma cadeia de abastecimento estratégica como a indústria agroalimentar.

“Vamos criar um evento expositivo que possa competir com as principais feiras europeias, estabelecendo-se como objetivo trazer um número cada vez maior de expositores e visitantes internacionais à “Tuttofood powered by Cibus”, acrescentou.

Embora a criação de um campeão nacional no setor de exposições agroalimentares seja o principal objetivo do projeto, a possibilidade de maiores sinergias através da integração e coordenação conjunta dos portfólios de eventos não alimentares da Fiera Milano e Fiere di Parma não é descartado.