Governo português aprova 10 milhões de euros para incentivar a realização de eventos

Anúncio ABIMAD39

Foi aprovado nesta última terça-feira (11), em Portugal, a Portaria nº 101/2023 que aprova o Regulamento Específico do Sistema de Incentivos Portugal Events.

Criado pelo Ministério do Turismo do país, o novo sistema de incentivos Portugal Events conta com 10 milhões de euros para apoiar a realização de eventos em 2023 e 2024.

O valor será repartido, em partes iguais, neste e no próximo ano para apoiar a realização de eventos que consigam atrair turistas e que valorizem os ativos e recursos de Portugal e das suas regiões.

“Aplicável a todo o território nacional, este sistema de incentivos lançado pelo Turismo de Portugal destina-se a eventos que, pelo seu posicionamento e notoriedade, contribuam para a criação de dinâmicas territoriais, diversificação da experiência turística e consequente dispersão no espaço e no tempo, potenciem a dinamização das economias locais (particularmente nos Territórios de Baixa Densidade) ou favoreçam a projeção internacional do país e das suas regiões”, diz o comunicado do governo.

Anúncio

Enquadram-se no Portugal Events eventos turísticos estratégicos, eventos associativos e corporativos.

As candidaturas já estão abertas e devem ser apresentadas através de um formulário próprio disponível no site do Turismo de Portugal.

A Portaria nº 101/2023 prevê as tipologias e a intensidade dos apoios, determina as entidades elegíveis, as condições de elegibilidade e os critérios de avaliação.

Em relação aos eventos para 2024, as candidaturas devem ser submetidas a partir do dia 1 de setembro deste ano.

O apoio financeiro tem o limite máximo de 250 mil euros, no caso dos Eventos Turísticos Estratégicos, e de 50 mil euros nos restantes casos – acrescendo uma majoração de 25% se os eventos se realizarem em Territórios de Baixa Densidade.

“Este programa, para além de contribuir para a projeção externa de Portugal, terá também um papel importante na dinamização das economias locais”, disse Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

“Em particular nos territórios do interior, contribuindo, assim, para a coesão económica e social de todo o território”, finalizou.

O anúncio completo pode ser visto em https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/comunicado?i=portugal-events-10-milhoes-para-apoio-a-eventos