Ligia Amorim fala sobre as novidades da Pet South America

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Entre os dias 28 e 30 de Outubro o Expo Center Norte receberá a 13ª edição da Pet South America. Conversamos com Ligia Amorim, Diretora-Geral da NürnbergMesse Brasil, realizadora do evento, para saber quais as novidades estão sendo preparadas para a edição deste ano. Confira!

Hoje o mercado Pet é o segundo maior do mundo. Como você vê o atual momento deste mercado? Ele apresenta crescimento? 

O Brasil apresenta a segunda maior população de animais domésticos do mundo, com um total de 106,2 milhões de animais, e projeta para 2014 um crescimento do faturamento em 8,2% sobre o ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Como isto estará refletido na feira?

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Em sintonia com o crescimento do mercado, muitos expositores trazem suas novidades para lançamento na Pet South America, por conta do público qualificado que vem de diversos estados do Brasil e países da America Latina. O evento é uma das mais importantes plataformas do setor pet e veterinário, onde empresários, lojistas e médicos veterinários conhecem as novas tendências que chegarão por meio deles ao mercado.

Da população de Pets (100 milhões) a maioria é de cães, depois gatos e logo em seguida estão os Peixes. Na Pet South America, dentre os expositores, também a maioria estão ligados a cães e gatos?  Qual a representatividade de produtos ligados ao Aquarismo?

Nosso objetivo é reunir os principais fornecedores, fabricantes, distribuidores e compradores do segmento pet e veterinário. Além do segmento de saúde animal, reunimos na Pet South América empresas de acessórios, higiene e beleza e pet food. Observando a importância dos produtos ligados ao aquarismo, o evento apresenta um novo conceito – o pavilhão Acqua Ecosystem, integrando aquarismo, laguismo e aquapaisagismo.

É um segmento que vem crescendo? Tem mais expositores ligados a este segmento que o ano passado?

O Brasil conta com 26,5 milhões de peixes, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), e está em busca da liderança mundial no setor de peixes ornamentais. É possível observar também no Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que a demanda por peixes e frutos do mar no Brasil cresce a cada ano, registrando entre 2010-2011 uma média de 23,7%. Observando a valorização desse setor, o pavilhão Acqua Ecosystem oferece uma experiência mais completa, recebendo mais expositores e proporcionando um espaço ideal para a geração de importantes negócios nessa área.   O setor Pet se divide entre Pet Food,  Pet Serv (serviços), Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene) e Pet Vet (medicamentos veterinários).

De quais destas divisões pertencem a maioria dos expositores?

A Pet South America é vitrine para os mercados pet e veterinário há 13 anos e reúne tendências, novidades e discussões, proporcionando o espaço ideal para relacionamento, troca de experiências e geração de negócios para todas essas divisões. Teremos esse ano cerca de 350 fortes marcas nacionais e internacionais divididas em uma planta setorizada, dimensionando o espaço de exposição em igual importância para os quatro segmentos: Pet Food, Saúde Animal, Higiene e Beleza e Acessórios.

Qual a importância desta divisão?

Uma planta desenhada para potencializar relacionamentos e oportunidades de negócios entre os vários profissionais do setor que visitam a feira. Vale ressaltar que esta edição já conta com um crescimento de aproximadamente 50% de expositores internacionais que entendem que o mercado brasileiro é uma grande oportunidade de negócios e ainda tem potencial de crescimento. Além disso, somente na Pet South America, o profissional que atua com diferentes segmentos do mercado pet e veterinário  tem a possibilidade de fazer negócios com a cadeia produtiva completa deste segmento. Encontrando todos os produtos e serviços de que precisa para desenvolver o seu negócio.

Você saberia dizer em média quanto os donos de pet gastam em média para cuidar dos seus bichinhos?

Observando a maioria da população de pets, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), os gastos mensais com cães podem ir de R$ 133 (raças pequenas) até R$ 314 (raças grandes). Para gatos, o gasto médio é de R$ 84,19, podendo chegar a R$ 278,12, sendo que a ração é o produto que demanda mais gastos.

Tem como prever movimentação de negócios? Números de visitantes e expositores?

Não existe fórmula capaz de prever a movimentação de negócios durante uma feira. Portanto qualquer divulgação neste sentido é exercício de pura adivinhação. A expectativa é de receber 20 mil visitantes e ter 350 marcas em exposição. Nosso objetivo é atrair visitação qualificada, reunir profissionais dos mais diversos segmentos do setor pet como, médicos veterinários, petshops distribuidores, fabricantes de ração e suprimentos, laboratórios, entre outros.

Além da exposição teremos workshops ou outras atividades? Alguma novidade para este ano?

A NürnbergMesse Brasil, está sempre inovando nas formas de unir estrategicamente visitantes e expositores em um ambiente oportuno para geração de novos negócios e ideias. Nesse sentido, para esta edição do evento, o objetivo foi, além de oferecer aos profissionais do setor um espaço para encontrar as novidades e tendências do mercado pet, trazer plataformas que envolvem o incentivo à produção e compartilhamento de experiências entre os participantes da feira.  Entre elas está o Congresso Paulista das Especialidades, organizado pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Teremos também paralelamente ao evento  o 10º Seminário de Gestão e Marketing  e o Congresso Brasileiro de Estética Animal

Qual a importância de estar alinhada por meio de parcerias com os Conselhos de Medicina veterinária?

A continuidade da parceria com o CRMV-SP possibilita o fortalecimento do projeto iniciado ano passado, que investe na valorização da medicina veterinária. Outros parceiros como o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Comac-Sindan), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), entre outros, também fazem parte de nossas iniciativas para valorizar o setor pet e veterinário. A busca de parcerias sólidas e perenes com as várias vertentes que compõem o segmento pet e veterinário, garantem à Pet South America manter e fortalecer seu foco voltado à valorização dos mais diversos profissionais que atuam neste mercado e fazem da feira uma plataforma completa de negócios para o setor.

Fonte: Entrevista originalmente realizada para compor a matéria de capa da edição 22 da Radar Magazine, que traz como matéria de capa o setor pet. A Radar Magazine é uma publicação pertencente ao Grupo Radar de Comunicação, que edita o Portal Radar. Confira a matéria clicando aqui!