Gramado Summit encerra edição 2023 com recorde em exposição

Anúncio

Após três dias intensos, a Gramado Summit movimentou uma série de ações para fomentar o ecossistema de inovação e o empreendedorismo brasileiro.

Com mais de 10 mil participantes reunidos entre os dias 12 e 14 de abril, a conferência se consolidou ainda mais como um dos maiores eventos da América Latina.

Em sua sexta edição, o evento bateu recorde de participantes e expositores. Foram mais de 380 palestrantes convidados compartilhando suas experiências e trajetória – em sete palcos de conteúdo simultâneos.

Além dos palestrantes, o evento contou com a presença de 10 mil visitantes de 21 estados brasileiros.

Anúncio

A Gramado Summit reuniu mais de 500 empresas expositoras, entre startups em estágio inicial e grandes corporações, espalhadas por uma área de 28 mil m².

A feira se destaca com amplas oportunidades de networking e conexão com investidores, gerando ações para que startups e empresas em estágio inicial possam se consolidar no mercado e receber aportes financeiros. 

Além de todos os ativos voltados para os participantes, expositores e investidores, a feira fortalece a economia local, gerando emprego e renda para a população de Gramado e de outras regiões prestadoras de serviços.

Segundo Ike Koetz, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, a feira injetou mais de R$ 40 milhões no município.

Ela movimentou as entradas em hotéis e pousadas da cidade, restaurantes, bares, lojas, passeios e transportes.

Durante a feira, foram realizadas ações para startups apresentarem seus pitchs, concorrendo a prêmios, materiais e aportes financeiros. Entre as ações está a Batalha de Startups, realizada em parceria com a Ventiur Aceleradora.

A competição aconteceu durante os três dias de evento, tendo como vencedora a Alia Inclui, startup que facilita a vida de milhões de pessoas cegas e de baixa visão no momento de compras.

A Alia permite o acesso a informações como nome, peso, informações nutricionais e quantidade. A startup receberá um aporte de R$200 mil. 

Outra disputa realizada durante a feira foi o Código Aberto que, em parceria com a rede hoteleira Laghetto, visa encontrar soluções tecnológicas que curem as dores reais do mercado.

A vencedora da competição foi a startup Kevi, que fechará um contrato com a rede.Além dessas competições, o evento também contou com o Sebrae Like a Boss, competição promovida pelo SebraeX, no qual foram selecionadas startups representantes do Rio Grande do Sul, para uma final no Startups Summit, em Florianópolis. 

A competição tem como objetivo acelerar startups e inseri-las no processo de internacionalização.

A final da competição gaúcha aconteceu no dia 14 e premiou em primeiro lugar a Alia, em segundo a Inovapictor, em terceiro a AlterVision e, em quarto, a Olá Doutor. 

Todo esse cenário demonstra a importância de um espaço de conexões para fomentar e gerar negócios, destacando o Rio Grande do Sul como um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil.

“Estamos cada vez mais nos consolidando como um evento nacional, com público de todos os estados brasileiros”, frisa o CEO do evento, Marcus Rossi.

“Acredito que a Gramado Summit tem conseguido abrir as portas em todos os cantos do Brasil para apresentar ao país inteiro o que nós temos de melhor aqui no Rio Grande do Sul”, completa. 

A próxima edição já está confirmada e ocorrerá de 10 a 12 de abril de 2024, no Serra Park.

“Fizemos uma mudança de marca para nos posicionarmos como um encontro que discute o futuro e que oferece possibilidades de transformação. É isso que queremos fazer de forma ainda mais intensa em 2024”, finaliza Rossi.

Crédito da imagem: Gustavo Merolli