Clima neutro até 2035: Koelnmesse define passos de sua estratégia de sustentabilidade

Anúncio ABIMAD39

Natureza, eventos e comunidade – estes são os três principais campos de ação para as atividades de sustentabilidade da Koelnmesse, que serão realizadas de forma holística.

Todas as medidas e ideias têm o objetivo de formar um mercado que possibilite a máxima conservação de recursos durante as operações de feiras.

“É um desafio. No entanto, estamos abordando essa situação com vigor e temos uma meta clara de nos tornarmos neutros em relação ao clima até 2035”, diz Gerald Böse, presidente e CEO da organizadora.

“Para fazer isso, devemos reduzir as emissões de CO2, economizar recursos e converter para energias renováveis”, acrescenta Böse, especificando os principais objetivos em questão.

Anúncio

Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas servem como estrutura para essas e inúmeras outras atividades na Koelnmesse e são a base para a futura estratégia de sustentabilidade da empresa.

A sustentabilidade tem sido uma questão importante na Koelmesse desde 2015, data do início de seus projetos de modernização e construção.

A Koelnmesse tem vários projetos em andamento, incluindo o sistema de gerenciamento dinâmico de logística chamado eSlot, que é um sistema de gerenciamento de tráfego para reduzir o congestionamento e as emissões de carros, e mudar totalmente para eletricidade verde.

No âmbito da estratégia de sustentabilidade planejada para este ano, a Koelnmesse assume agora a sua responsabilidade de maneira mais intensa do que antes – não só em termos econômicos, mas também em questões sociais e ecológicas.

O foco é aumentar a conscientização de clientes, prestadores de serviços, acionistas e colaboradores para a sustentabilidade de forma igualitária. Para tanto, a organizadora combinou suas medidas individuais sob projeto ‘Tradefairer’.

A crescente importância estratégica do tema também se reflete na expansão do departamento de Desenvolvimento Corporativo para incluir o tema da sustentabilidade, bem como na criação de novas capacidades de seus profissionais.

“Sempre foi objetivo da Koelnmesse apoiar a indústria e os negócios, bem como toda a região de Colônia frente aos principais desafios. Isso significa que buscamos consistentemente áreas potenciais onde podemos ser mais sustentáveis ​​em nossas ações”, comenta Böse.

Um sistema eficaz de gerenciamento de resíduos e reciclagem, formas de economia de energia e consumo de materiais e fornecimento sustentável de energia são os maiores desafios que a Koelnmesse enfrentará nos próximos anos.

A empresa está envolvendo todas as partes interessadas relevantes para a execução sustentável dos eventos, como explica o Prof. Dr. Christian Glasmacher, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo e sustentabilidade.

“As áreas de foco individuais estão sendo definidas em forças-tarefa interdepartamentais e os próximos marcos estão sendo definidos.O trabalho de sustentabilidade bem-sucedido e confiável requer uma mudança em nosso pensamento”, diz.

Por esse motivo, a Koelnmesse realizou uma extensa pesquisa de stakeholders no início do processo estratégico. Foram mais de 3.000 respostas recebidas, o que é uma indicação clara da relevância desses temas.

“Estamos absolutamente determinados a ser uma organização de feiras pioneira e um modelo para outras empresas e indústrias”, acrescenta Glasmacher.

Para tanto, a Koelnmesse, como organizadora convidada, também apoiará ativamente a integração da sustentabilidade em feiras e oferecerá consultoria e serviços para a participação sustentável em seus eventos.

Isso inclui, por exemplo, aquisição sustentável e gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como construção e restauração sustentáveis ​​de estandes.

A Koelnmesse já oferece sistemas de estandes sustentáveis, que podem ser montados com apenas alguns cliques e não geram resíduos por serem reutilizáveis ​​por muitos anos.

O objetivo declarado é ter todo o seu portfólio para construção de sistemas de estandes e divisores de estandes totalmente neutros em CO2 até 2030.

“A área de novas tecnologias sustentáveis ​​está se desenvolvendo de forma dinâmica e estamos continuamente verificando quais inovações podemos usar para nossas vastas instalações em Colônia”, afirma Gerald Böse.

“Claro, vamos investir muito para nos tornar um dos maiores centros de exposições do mundo também uma das instalações mais sustentáveis ​​do mundo”, finaliza.