O carpete em uma feira oferece conforto, reduz o ruído e oferece apelo. Se não for devidamente reciclado, também pode acabar em um aterro sanitário, que leva milhares de anos para se decompor, emitindo gases nocivos do efeito estufa no processo.
Mais de quatro bilhões de libras de carpete entram no fluxo de resíduos sólidos nos Estados Unidos todos os anos.
Isso representa mais de um por cento em peso e cerca de dois por cento em volume de todos os resíduos sólidos urbanos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
Por meio de uma nova parceria com a Global Experience Specialists (GES), a Diversified Communications se atentou a esta questão e está usando tapetes Rewind em suas feiras de 2023.
Esta parceria fundamenta o compromisso da Diversified em produzir feiras mais sustentáveis, mantendo em mente a experiência do visitante e do expositor em seus eventos.
As feiras selecionadas são Accountex, SITS, DCW, GEO, Accountex Summit Manchester, Lunch, Commercial Kitchen, Casual Dining, London Design Fair e Coach & Bus.
O carpete Rewind é totalmente isento de látex, produzido a partir de uma única matéria-prima e, consequentemente, 100% reciclado de forma sustentável. O carpete Rewind conta ainda com 55% menos emissão de carbono em sua produção.
Além disso, retira a água do processo de fabricação, reduzindo em 85% a energia necessária na produção em relação aos tapetes tradicionais para eventos.
Isso é importante porque a produção de carpete convencional é intensiva em recursos, usando água, energia e matérias-primas.
A fabricação tradicional de carpetes usa produtos químicos, incluindo corantes, adesivos e tratamentos resistentes a manchas. Esses produtos químicos podem liberar compostos orgânicos voláteis (VOCs) no ar.
Também é feito de forma a permitir que seja facilmente reciclado, e é mais leve que o carpete de cordão tradicional, aumentando a capacidade de entrega e reduzindo as emissões de transporte.
“O carpete tem sido uma parte importante dessa conversa e estamos muito cientes do compromisso entre ter uma ótima experiência e querer ser uma empresa de eventos mais sustentável”, disse a diretora de operações do grupo Diversified Communications, Helen Milton.
“Para nós, tirar algo tão importante quanto o carpete da experiência nos locais do Reino Unido não é uma opção. Em vez disso, precisamos de mais inovação nesta indústria em torno de problemas como este e estamos satisfeitos que o GES tenha nos apresentado o Rewind”, finalizou.