O legado do Web Summit para o Rio de Janeiro

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POR EDUARDO RODRIGUES, DIRETOR DO RIOCENTRO

É notório e sabido do quanto os eventos de negócios têm o poder de impactar positivamente a economia de uma cidade ou região.

Existe o resultado imediato, com a injeção de receita, principalmente na cadeia de serviços como hotelaria, restaurantes, transporte público e privado, etc., mas também trazem benefícios e legados no médio e longo prazo. 

O Web Summit Rio é um exemplo concreto que pode e deve trazer ambos resultados.  Os números alcançados na primeira edição brasileira* são bastante impressionantes, inclusive para os mais otimistas.

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Receber um encontro de tecnologia e negócios desse porte, inédito no país, reafirma a posição do Riocentro como um ativo estratégico para a atração de eventos globais para o Rio de Janeiro.

Segundo a organização do evento, a edição carioca foi o lançamento de maior sucesso dentre o seu portfólio de eventos proprietários, que inclui o Web Summit Lisboa, Collision (Toronto-Canadá) e Rise (Hong Kong).

Sem dúvidas, combinar o potencial do evento à possibilidade de turismo em uma cidade como o Rio de Janeiro foi o motor que levou os ingressos a esgotarem em tempo recorde.

A expectativa é que na próxima edição, em 2024, o evento seja ainda maior, ultrapassando os 50 mil m2 ocupados no Riocentro esse ano.

A vinda do Web Summit ao Rio reforça e intensifica o plano de tornar a cidade do Rio em “capital da inovação na América Latina”.

De acordo com o Rio Tech Report, lançado pela plataforma Distrito, durante o evento, em 2022 já existiam 843 startups empregando 32 mil pessoas e que nos últimos cinco anos geraram investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.

Olhando para este exemplo afirmo que o Rio de Janeiro é um polo gerador de negócios e combinado com o seu potencial turístico e infraestrutura temos um excelente ativo na atração e sucesso dos eventos. 

O Riocentro teve papel relevante na atração do evento e segundo a equipe do Web Summit, está no mesmo patamar de qualidade dos espaços internacionais em que realizam seus eventos.

Sob a gestão da multinacional francesa GL events desde 2006, o Riocentro vem recebendo investimentos consistentes: a empresa já investiu mais de R$ 500 milhões em obras de modernização e ampliação dos espaços, incluindo a construção de um hotel com mais de 300 apartamentos dentro do complexo.

Como legado do Web Summit para o Rio de Janeiro podemos destacar o fato da cidade abrigar o centro de convenções com a internet mais rápida e estável do país. 

Esse tema era primordial e sensível para o sucesso do evento e para atender a este requisito o Grupo Claro/Embratel instalou no Riocentro mais de 200 pontos de acesso à internet com a tecnologia Wi-Fi 6 e rede de telefonia 5G. Na prática, isso quer dizer que o espaço passa a oferecer ao público uma experiência de telecomunicação incomparável.

Quando falamos de velocidade e estabilidade da Internet, como temos agora com a tecnologia Wi-Fi 6, imediatamente fazemos uma correlação com download de aplicativos e acesso a websites. Porém, os benefícios vão muito além.

Esta tecnologia nos permite, por exemplo, monitorar através de mapeamento de calor o fluxo de tráfego dos visitantes de uma feira B2B ou B2C e através dos relatórios obtidos podemos trazer melhorias no desenho da planta do evento e assim otimizar ganhos.

Outro benefício é o de podermos embarcar tecnologia com aplicação de machine learning nas câmeras de monitoramento, para prevenção de acidentes, como a queda de balões, de forma automatizada.

*Números Web Summit Rio:

https://rio.websummit.com/blog/2023-numbers-speakers-investors-startups-journalists/