IDEX Istanbul 2023 deve render US$ 760 mil em contratos a empresas brasileiras nos próximos meses

Anúncio ABIMAD39

A edição 2023 da IDEX (Istanbul Dental Equipment and Material Exhibition), principal feira do setor odontológico da Turquia, realizada entre 25 e 28 de maio, contou com a presença de três fabricantes brasileiras.

Elas participaram do pavilhão nacional organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a ApexBrasil.

Ao longo dos quatro dias de evento, as marcas fecharam US$ 210 mil em negócios, resultado 55% superior ao obtido em 2019, primeira participação do pavilhão brasileiro no evento.

Além disso, as fabricantes encerraram a feira com a expectativa de concretizar mais US$ 760 mil em contratos nos próximos doze meses.

Anúncio

“Apesar de ser realizada na Turquia, a feira recebe visitantes de vários países vizinhos”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.

A executiva recorda que os expositores puderam contatar compradores da Líbia, Irã, Rússia, Líbano e Iraque.

A participação na IDEX foi bastante oportuna, uma vez que a Turquia tem se mostrado um bom parceiro de negócios dos produtos odontológicos brasileiros, tendo ampliado consideravelmente as relações comerciais com o Brasil nos últimos anos.

Em 2022, o país adquiriu US$ 2,33 milhões das fabricantes nacionais do segmento, valor quase 83% superior ao registrado em 2021.

Os itens mais adquiridos são produtos para obturação dentária, brocas e preparações para higiene bucal. A executiva também destaca o crescimento do evento ao longo dos anos.

“Em 2019, quando participamos pela primeira vez, eram apenas três halls de exposição. Este ano, foram cinco halls e a organização já garantiu que, para 2024, abrirá mais um espaço”, complementa.

Ao todo, a feira recebeu cerca de 500 empresas e mais de 4 mil marcas em uma área de 50 mil metros quadrados.

As companhias brasileiras presentes no evento foram em busca de relacionamento com novos distribuidores para abrir portas no país. Segundo a gerente, foram, ao todo, 118 contatos realizados no período.

“As empresas foram muito bem recebidas no evento e voltaram ao Brasil com bons contatos e boas perspectivas para dar sequência às negociações iniciadas em território turco”, finaliza.