A Arena MRV, em Belo Horizonte, está dando um passo a mais para oferecer uma rede de internet sem fio com o padrão Wi-Fi 6, que está sendo desenvolvida e implementada pela Nexa Tecnologia.
A rede utilizará as mesmas tecnologias adotadas nos estádios mais modernos da principal liga de futebol americano profissional dos EUA. A maior inspiração veio do SoFi Stadium, em Los Angeles, e do Allegiant Stadium, em Las Vegas.
O projeto prevê 46 mil pessoas simultaneamente conectadas, com capacidade para transmissão em alta velocidade de vídeos 4k, realidade aumentada e streaming.
Inclui ainda as emissoras de rádios e TVs, que em alguns estádios utilizam um conceito mais tradicional por meio de cabo.
Foram adquiridas para a arena, que será utilizada pelo Atlético Mineiro, mais de 800 pontos de acessos de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows.
Este último número supera até a quantidade de antenas empregadas pelo SoFi Stadium, considerada a arena esportiva mais cara do mundo, com um custo de US$ 5,5 bilhões, e com capacidade para 70.000 espectadores.
“A Arena MRV adotou um equipamento Wi-Fi muito moderno e robusto desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas como estádios e aeroportos”, diz Sergio Eler Costa, diretor de tecnologia da Nexa.
Eler explica que as principais vantagens do novo padrão de Wi-Fi são a redução de interferências, maior velocidade disponível para os usuários, que permite o uso de realidade aumentada e vídeos em 8K, e segurança mais robusta.
A Arena MRV foi palco na última quarta-feira, dia 21, dos primeiros testes do WiFi 6E na nova faixa de 6GHz destinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“O intuito do teste é fomentar a nova tecnologia para a adoção do mercado. Com o advento da transformação digital, o número de dispositivos móveis que os projetos de Internet das Coisas (IoT) e cidades inteligentes estão demandando conectividade é muito grande”, afirma.
“A nova tecnologia do WiFi 6E usando frequência 6Ghz liberada vai acelerar a adoção desses projetos”, reforça Sergio Eler.
Para os testes com o padrão Wi-Fi 6E, uma evolução do Wi-Fi 6, foram instalados pontos de acesso da série Cisco Catalyst 9166, equipamento recentemente homologado no Brasil pela Anatel.
Pelos resultados obtidos pela ferramenta de monitoramento da Arena, a velocidade de download chegou a 1,4Gbps (Gigabits por segundo).
Já a velocidade de upload ficou em 1,2Gbps, com latência de 10ms (milissegundos). Na comparação, o 4G pode operar com velocidade em média de 100 Mbps.
ARENA MRV
Localizada no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, e quase na divisa com o município de Contagem, a Arena MRV foi projetada para ser a casa do Clube Atlético Mineiro.
O Atlético é detentor de 100% da arena, que teve seu naming rights adquirido pela MRV Engenharia.
Com projeto arquitetônico da Farkasvölgyi Arquitetura, as obras estão a cargo da Racional Engenharia e tiveram início em abril/2020 em um terreno de 128 mil m².
A capacidade será de 46 mil torcedores e a Arena MRV contará com 112 camarotes, 42 bares e lanchonetes, cerca de 2.300 vagas de estacionamento e sete cozinhas.
A casa do Galo contará com dois telões de última geração, com 144m² cada. A iluminação externa e interna da Arena MRV será um show à parte em dias de jogos e eventos.
O sistema será semelhante aos adotados em vários estádios europeus e competições internacionais. A fachada externa contará com 50 mil unidades de LED, coloridas e interativas, controladas de forma dinâmica.
O sistema de iluminação esportiva é composto por projetores em LED de altíssima qualidade e desempenho. Um super aplicativo está sendo desenvolvido para ser o ‘centro de gravidade’ da Arena MRV e que tornará a experiência do torcedor muito mais dinâmica, desde a compra de ingressos até o consumo de alimentos e bebidas nos bares e lanchonetes.
A estrutura de imprensa para a transmissão das partidas atenderá perfeitamente aos jornalistas. Serão oito cabines de rádio, quatro estúdios de TV, além de uma tribuna de imprensa com capacidade para receber 104 profissionais.
O auditório/sala de coletivas terá a capacidade para 294 profissionais confortavelmente sentados. O vestiário do Atlético terá 406m² e a sala de aquecimento 116m².
Crédito da imagem: Arthur William/Agência Espacial de Comunicação