Première Vision São Paulo

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O Première Vision São Paulo está em clima de festa.  The Fashion Textile Show for Latin America chega à sua 10ª edição, apresentando lançamentos e tendências com foco em tecidos, fios, fibras, design têxtil e acessórios. Além disso apresenta uma extensa programação para os visitantes, ampliando também as parcerias com importantes nomes do setor.

“O Première Vision é reconhecidamente o salão que reúne a melhor oferta em tecidos e acessórios têxteis com qualidade e criatividade para a cadeia têxtil-moda, em todas as cidades em que está presente. Para o mercado latino-americano, o salão de São Paulo traz fornecedores de diversos países com produtos que, sem dúvida, vão servir de base para a diferenciação das coleções de moda. É através destes materiais de alto valor agregado que as marcas latino-americanas ganham cada vez mais competitividade internacional”, diz Guglielmo Olearo, diretor dos salões internacionais do Première Vision.

Sob o lema ‘Let the Celebration Continue’ esta edição marca o ajuste ao novo calendário da indústria, tendo o salão Primavera Verão antecipado de janeiro para novembro e o salão Outono Inverno antecipado de julho para maio. O Première Vision, assim como a Moda, age globalmente. No entanto, cada mercado tem especificidades locais. Por isso buscamos uma adaptação à realidade de mercado da América Latina, que possibilite maior integração comercial entre as indústrias, as marcas lançadoras de moda e as fast fashion”, diz Luana Cloper, show manager do Première Vision São Paulo.

Em 2014, o salão ampliou a oferta de informações de moda.  Ministrado pela coordenadora de moda do Première Vision na América Latina, Olívia Merquior, o novo “Seminário Focus” tem uma apresentação bem objetiva, que acompanha melhor o processo criativo das marcas de grande volume.

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“Essa informação só será apresentada no Première Vision São Paulo e é um filtro para a América Latina das confirmações de tendência compartilhadas pelo nosso grupo de pesquisadores mundiais”, explica Olívia Merquior.

Já o seminário Trend Vision (outono/inverno) será coordenado pela especialista Elsa May, da equipe francesa de moda, direcionado às tendências mundiais apresentadas no último salão de Paris. O Fórum de Tendências e a Cartela de Cores continuam à disposição dos visitantes, com ferramentas de apoio à visita e à construção das coleções futuras.

 

Debates

Gratuitos e abertos ao público (mediante disponibilidade de vagas), os debates de moda trazem boas evoluções de ideias e talentos.

No primeiro dia, das 16h às 17h30, será apresentada mesa redonda com o tema “Criatividade e negócios: caso Animale”, com a presença de Claudia Jatahy da Animale, Ana Laet da Ana Laet design e Vanessa Bachiega da Werner. Os especialistas vão falar sobre a importância da inovação e investimento em criatividade e cooperação com a indústria para se tornar uma marca de sucesso.

No segundo dia, no mesmo horário, o jornalista Jorge Grimberg, o diretor de moda do Dragão Fashion, Claudio Silveira, o estilista Mário Francisco da Der Metropol e o especialista em moda do Programa Texbrasil, da ABIT, Evilasio Miranda, falam sobre o que a moda precisa para se manter inovadora e atual. O tema deste esperado encontro será “Múltiplas origens – de onde vem a inovação?”

 

Week end Textile Première Vision – A exposição

Os resultados dos workshops que aconteceram em agosto com a dupla de portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, da grife Marques Almeida e a designer de moda finlandesa Satu Maaranen se transformaram em uma exposição para ser apresentada durante o salão.

As duas labels internacionais realizaram os workshops: “Redesigning Denim” (tema da Marques Almeida, em parceria com a Canatiba); e “Estamparia Radical em Seda” (proposta de Satu Maaranen junto à  Werner).

Sobre os criadores que realizaram os workshops, Olívia Merquior, coordenadora de moda do Première Vision São Paulo explica:  “Marques Almeida e Satu Maaranen não foram escolhas aleatórias. As duas marcas tem uma relação muito especial com a construção do produto em si. A inovação que ambos trazem para moda parte das suas próprias experiências quando elaboram suas roupas pelas próprias mãos. É na hora de trabalhar a modelagem, costura, estamparia de forma prática que surgem novas soluções de design. A aproximação dos nossos profissionais de moda com essas técnicas de construção, colocando a ‘mão na massa’, é essencial para desenvolver habilidades necessárias ao mercado”.

O evento foi voltado ao trabalho com as bases da indústria da moda e os participantes foram nomes de destaque da indústria têxtil brasileira como Cacau Francisco, integrante da Casa de Criadores e Alessandra Ward do Estúdio Capim Puro.

Esta primeira edição foi uma parceria com o Instituto Rio Moda e reuniu diversos nomes da indústria de moda latino-americana. “Nos surpreendemos com a qualidade do denim nacional e pudemos trocar informações preciosas com os participantes do workshop, mostrando algumas técnicas que desenvolvemos e que podem atualizar as possibilidades de trabalho das indústrias locais”, disse Marta Almeida, em nome da grife. “A interação e o interesse dos participantes permitiu que o processo fosse muito interessante para os dois lados”, completou Satu Maaranen.

 

Uniformes Made in Rio

A tradição do evento de convidar criadores de renome de todo o mundo para desenvolver uniformes para as recepcionistas do evento continua.  Não é para menos, pois os uniformes fazem parte do vestuário cotidiano desde o início do século passado.

Desta vez, as convidadas para a dobradinha tecido-estilo são as fluminenses Werner Tecidos, que está completando 110 anos, e Animale, em uma das primeiras ações com Vitorino Campos.

As peças recebem cores como laranja, bordô, cinza e diferentes tons de azul, estampadas em Double Silk, uma seda ultra moderna da Werner Tecidos, que tem um aspecto empapelado incomum.

Vanessa Bachiega, Gerente de Produto da Werner Tecidos explica: “Para conseguirmos este aspecto inesperado na seda, dublamos dois tecidos de Crepe de Chine Premium, que é uma construção clássica levemente creponada e com um discreto brilho. Com este acabamento especial atualizamos o tradicional apelo luxuoso dos tecidos de seda para uma estética mais tecnológica e urbana”.

Na última edição, o salão contou com a Wasabi que desenvolveu peças em parceria com a Capim Puro, Digitale Têxtil e Ykk.  Também já participaram desta ação a estilista de origem espanhola e suíça Raquel Alvarez e, nos anos anteriores, contou com a argentina Paula Selby Avellaneda e o estilista brasileiro Victor Dzenk.

 

Espaço Networking e SPFW

Devido à realização simultânea dos eventos, foi disponibilizado transporte gratuito de hora em hora entre o Parque Villa Lobos (local dos desfiles do São Paulo Fashion Week) e o pavilhão vermelho do Expo Center Norte (espaço do Première Vision São Paulo).

Também é possível assistir aos desfiles da Semana de Moda no novo Espaço Networking, uma área aberta aos visitantes, com facilidades para o público em geral. Ali também está liberado acesso a Internet e tomadas para carregar dispositivos móveis, bem como realizar reuniões fora dos estandes.

 

Aplicativo

Quem quiser ficar por dentro das novidades do salão já pode realizar o download do novo aplicativo Première Vision São Paulo. A novidade chega para auxiliar criadores, empresários, buyers, profissionais de marketing, jornalistas e outros profissionais da cadeia têxtil e de confecção na obtenção de informações realmente úteis aos seus trabalhos, promovendo assim uma maior integração na cadeia e um melhor aproveitamento do tempo de participação no salão.

 

Parcerias

A participação da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) promove mais integração para a cadeia têxtil nacional ao apresentar as novidades tecnológicas e genéticas em uma das principais matérias-primas base da moda.

A chegada da instituição ao salão amplia a base de representantes setoriais do evento, que já é parceiro da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) além de recentemente firmar termo de cooperação para contribuição mútua com o evento São Paulo Fashion Week.

Pela ABIT, por meio do Programa Texbrasil, criado em parceria com a Apex-Brasil, foram convidados também jornalistas e compradores internacionais. Entre os membros da imprensa externa confirmados estão a TV Fox Collection (Argentina) e revista Elle, jornal A Reforma, site WWD e a revista Marie Claire (México).

 

Compradores do Futuro

Com o intuito de aprimorar o conhecimento dos futuros profissionais do setor, o salão iniciou o projeto Compradores do Futuro.  O projeto consiste no convite de estudantes de áreas relacionadas ao design de moda para uma visita guiada durante o evento.

Nesta edição, alunos da Universidade Anhembi Morumbi, junto a seus professores, têm a oportunidade de se aproximar com a indústria, permitindo o início de entendimento sobre como é possível utilizar o conhecimento ali presente para criar coleções – colocando em prática a teoria aprendida em sala de aula.

 

Expositores de múltiplas origens

Austrália

Duas estamparias mostram toda a criatividade da Oceania: Longina Phillips (que já forneceu desenhos para a Zara, Hugo Boss, Victoria’s Secrets, Givenchy e GAP) e Karolina York (H&M e Zara).

Brasil

Além das associações parceiras Abit e Abrapa e das mídias setoriais (Carreira Fashion, Guia Jeanswear, Mjc Textília, Revista Costura Perfeita, Revista o Confeccionista, Revista Têxtil e Têxtil Moda, Usefashion e World Fashion), as empresas brasileiras são as mais presentes no Première Vision São Paulo. Na listagem estão: Advance Têxtil; Antex; Audaces; Berlan; Branyl; Brasilev; Britânnia Têxtil; Canatiba Denim Industry; Cataguases; Cedro Textil (fontes disponíveis no evento são Oto Rafael Arantes Júnior, gerente comercial e Luiz Cesar Guimarães, diretor comercial); Charlex; Coltex Têxtil; Confetti Fabrics; Corozita; Covolan Têxtil; Dallmac Metais; Digitale Têxtil; Eberle Fashion; Estudio Capim Puro; Etical Etiquetas; Fagga Eventos; Fiveltec; g Vallone; Glow Tecidos; Haco Etiquetas; Hi Etiquetas; Hj Têxtil; Hudtelfa; Ibb Botões e Acessórios Metálicos; Iberlaser; Icla; Irmãos Perfeito; Marles; Nicoletti Têxtil; Office Moda; Paraguaçu Textil; Rollatextil; Santanense; Savyon; São Joanense; Studio Aurum; Sueco; Sultextil; Tecelagem Columbia; Tecelagem Saliba; Tecnoblu; Veneto Acessórios Têxteis; View Publication; Werner Tecidos; Wtext / Intesa e Ykk.

Estados Unidos

Os artistas dos estúdios Garreau Designs; Prints Of Orange, Sisters Gulassa e Tom Cody Design são alguns dos mais conceituados mundialmente, com suas criações exclusivas para a estamparia.

França

Do país que é sede do Première Vision chegam as conceituadas grifes Carlin Groupe (que fará sua esperada apresentação de tendências no dia 5 de novembro, às 13h – a fonte oficial da empresa é Edson JACCOUD, que estará no evento); Dutel Creation (tradicional empresa francesa que atua desde 1937 – contato no Première Vision é Philippe Tanlet); Peclers Paris (agência de consultoria de tendências que mostrará as novidades do mercado no dia 4 de novembro às 10h30); Promostyl (escritório internacional de tendências e estilo) e Sophie Hallette (conceituada grife global que fornece rendas de altíssima qualidade para Haute Coutoure, Ready-to-Wear e Lingerie).

Hong Kong

A companhia Thermore, com sede em Hong Kong, foi fundada em 1972 na cidade de Milão, Itália, e é uma das líderes na produção de tecnologias para isolamento térmico do mundo.

Índia

A Sarkar International apresenta bordados especiais e únicos, mostrando diversidade de atuação e adaptação global.

Inglaterra

Da terra da rainha apresentam suas coleções as marcas inglesas Camilla Frances Print; Circleline; Mirjam Rouden e Pattern Textiles. Todas relacionadas ao alto design, as representantes do Reino Unido trazem o tradicional padrão criativo encontrado na arte britânica ao Première Vision São Paulo.

Itália

De um dos berços mais empolgantes da moda mundial vêm à América Latina as empresas Anteprima (conceituado estúdio de Moreno Borghetto); Avantgard; Contromoda / Classy; Crisden Bijoux (acessórios); Marco Lagattolla (tecidos de alto luxo como organza, tafetás, shantungs e outros, para noivas e moda festa) e Tessuti Camicie Stampati (especialmente tecidos para camisaria e moda masculina).

Portugal

A Mundifios traz o sotaque português ao salão, com coleções que mostram a qualidade centenária nos fios deste País. A fonte disponível para a imprensa no Première Vision São Paulo é o presidente da compahia, Joaquim Fernandes.

República Tcheca

Os brilhantes cristais da Preciosa são sempre destaque no Première Vision São Paulo, com suas criações inigualáveis e criatividade total. Fontes no evento: Michal Sekowski e Tadeu Dix

Tailândia

A Absolute Denim apresenta tudo o que seu nome promete. O tecido mais famoso do mundo é o core business da companhia tailandesa, que marca presença no evento.

Turquia

Importante cenário contemporâneo da indústria têxtil, a Turquia traz uma comitiva com as empresas Ay-mu Tekstil; Btd Textile; Isko (que recentemente anunciou investimentos no Brasil – fontes disponíveis no evento são Marli Vernillo – gerente nacional de vendas e marketing, língua portuguesa e Mert Oynargul/ Serhat Fidan, idioma inglês); Kipas; Marteks; Migiboy Tekstil; Polsan Button; Soktas (fonte disponível para entrevistas no Première Vision é Eric Orliange) e Utib – Turkish Fashion Fabrics.

 

SERVIÇO

Première Vision São Paulo – 10ª edição

Data: 4 e 5 de novembro de 2014 – terça e quarta-feira

Horário: Das 10h às 19h

Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – São Paulo

Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Informações: [email protected]