A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, nomeou a feira gamescom de Colônia como vencedora do Prêmio de Marketing UFI 2023.
A gamescom é o maior festival de jogos do mundo realizado anualmente e é organizado em conjunto pela Koelnmesse e a game – a Associação Alemã da Indústria de Jogos.
O programa de premiação deste ano convidou especialistas em marketing da indústria de exposições para compartilhar seu projeto sobre o tema “O panorama geral: voltando aos negócios e conquistando o futuro com marketing estratégico”.
O prêmio reconheceu a estratégia de marketing que melhor demonstrou como as empresas podem aplicar várias alavancas, como produtos, preços, comunicações, vendas, serviços digitais, parcerias etc., para gerar um impacto mensurável no desempenho de uma feira comercial.
O critério escolhido para uma estratégia de marketing vencedora foi sua capacidade de superar os desafios do mercado no curto prazo, ajudando a feira a se desenvolver nos próximos três a cinco anos.
“A estratégia é tão importante quanto a capacidade de se adaptar a circunstâncias imprevistas”, comenta Dorota Wallusch, presidente do Grupo de Trabalho de Marketing da UFI.
“Reforçar o evento de sucesso com uma nova abordagem híbrida, parcerias fortes, público engajado (tanto do público final quanto da indústria de desenvolvimento de jogos) e uma visão clara da equipe organizadora sobre o que é a gamescom, tornou a estratégia de marketing eficaz e foi o que levou o Prêmio de Marketing UFI 2023 para Colônia”, completa.
Tim Endres, diretor, gamescom, expressou estar entusiasmados por ganhar o este prêmio graças ao posicionamento bem-sucedido da gamescom no mercado e pela garantia de sua sustentabilidade para o futuro.
“Nosso foco estratégico em medidas digitais no momento certo e preparação antecipada para o reinício foram fundamentais para nossas conquistas. Ao longo desta jornada, mantivemos consistentemente uma comunicação próxima com a comunidade de jogos e empresas do setor, entendendo suas necessidades e fornecendo-lhes os formatos apropriados”, disse.
“Gostaria de estender minha gratidão aos nossos parceiros, expositores e patrocinadores por seu apoio inacreditável. Seus esforços, combinados com uma equipe dedicada foram essenciais para nossas conquistas”, completou.
O júri também reconheceu dois finalistas pela qualidade de sua inscrição: Targi w Krakowie (Polônia) – Feira do Livro em Cracóvia e IBTM World RX Global (Reino Unido) – Campanha IBTM 2022.
Todos os finalistas apresentaram seus projetos ao júri durante a UFI European Conference em Maastricht (Holanda), em junho de 2023. Após as apresentações, o júri selecionou coletivamente a gamescom como vencedora.
O objetivo do Prêmio de Marketing UFI é fortalecer o sucesso da indústria de exposições, demonstrando desenvolvimentos excepcionais acessíveis a todos os membros da UFI, ao mesmo tempo em que homenageia aqueles que implementaram com sucesso iniciativas criativas e voltadas para resultados.
Os vencedores compartilharão seus projetos no 90º Congresso Global UFI, que acontecerá de 1 a 4 de novembro de 2023 em Las Vegas (EUA).
Para mais detalhes sobre o UFI Global Congress, visite www.uficongress.org. Mais informações sobre esses Prêmios UFI estão disponíveis em www.ufi.org/awards/.