PET South America e PET VET 2023 registram aumento de 31% no número de visitantes

Anúncio

Um sucesso absoluto de público. Foi assim que o responsável pela PET South America e pela PET VET 2023, Guilherme Martinez, definiu o resultado das feiras.

Os dois principais eventos das indústrias pet e veterinária da América Latina, que chegaram ao fim na última sexta-feira, dia 18, no São Paulo Expo.

Foram 31% de visitantes a mais que na edição do ano passado, 41.315 pessoas. Aumento puxado pelo crescimento no número de médicos veterinários presentes nos pavilhões.

Só no primeiro dia, a PET VET já tinha batido recorde de visitação. Considerando os três dias de evento, a visitação foi 58% maior que em 2022.

Anúncio

“A área de cuidados com os animais de estimação vem crescendo exponencialmente no Brasil. As pessoas não veem mais os pets como viam antes”, aponta Guilherme, que é Head do Núcleo Pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora das duas feiras.

“Eles fazem parte da família e o bem-estar deles é tão fundamental quanto o de outros os integrantes da casa”, completa o executivo.

Os eventos não se limitaram às exposições, trouxe também conteúdo no Congresso PET VET. Mais um atrativo para veterinários de todo o Brasil.

Pela primeira vez, o congresso foi dividido em 3 modalidades: Multidisciplinar, Especialidades – com uma verdadeira imersão na área de emergência, neurologia ou dermatologia – e Lab, com aulas práticas em um laboratório montado dentro do evento.

Mostrar a realidade na prática, aliás, é uma iniciativa que já chama atenção na feira veterinária há algumas edições.

Nos três dias de evento, houve fila para visitar o Hospital Design, montado em parceria com a Royal Canin, com uma reprodução de um hospital de verdade e conteúdos sobre como adaptar o consultório para receber gatos, transformando o ambiente em Cat Friendly, ou seja, com uma estrutura física e equipe especializada para o manejo de felinos.

Os felinos ganharam mais espaço na edição das feiras deste ano. Reflexo do crescimento de bichanos nos lares brasileiros.

O número saltou de 25,6 milhões, em 2020, para 27,1 milhões, em 2021, de acordo com o último Censo Pet divulgado pelo Instituto Pet Brasil.

Os dados representam um crescimento recorde de 6% no mesmo período em que o número de cães subiu apenas 4%.

“Ainda que o número de cachorros de estimação, no Brasil, siga sendo superior, não dá para ignorar que o aumento de gatos de estimação pode indicar uma tendência”, explica Guilherme.

Com a vida mais agitada, a volta das atividades presenciais e a verticalização dos centros urbanos, os gatos se mostram como uma opção mais prática para quem quer uma rotina mais independente, sem os cuidados que um cachorro demanda”, acrescenta.

CAMPEONATO DE TOSA

Outro destaque da PET South America 2023 foi a competição Mastergroom, realizada pela 5ª vez no evento.

A disputa reuniu cerca de 850 competidores e terminou com a entrega de R$ 150 mil em prêmios. Tania Jesus veio de longe para participar.

Ela é do Peru e já foi espectadora do evento por quatro anos. Desta vez, veio de olho no pódio, onde Daniela de Paula Fernandes já esteve por três vezes. Essa foi a quinta vez que ela participou do campeonato.

William Galharde, um dos mais conceituados profissionais do ramo e apresentador da disputa, explicou que os brasileiros se destacam nesse tipo de competição.

“O cuidado que nós temos com os pets, como tutores, já é único. Aqui, tem animal que vai duas vezes por semana ao pet shop”, aponta.

“Os produtos que utilizamos chegam a ser melhores do que alguns cosméticos humanos. Então, é comparar o incomparável”, completa.

RODADA DE NEGÓCIOS

O cuidado com os pets refletiu também nas Rodadas de Negócios realizadas durante o evento. Foram quatro rodadas que reuniram players do mercado nacional e internacional dos setores pet e veterinário.

Três foram organizadas pela NürnbergMesse Brasil e terão os valores movimentados divulgados em breve. A quarta rodada foi organizada pelo Sebrae.

Realizada no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ela reuniu 63 pequenos empresários dispostos a fechar novos contratos. As 56 reuniões geraram acordos no valor de R$300 mil.

As rodadas de negócios voltam na próxima edição da PET South America e da PET VET, que tiveram as datas do novo encontro anunciadas: de 14 a 16 de agosto de 2024.

De acordo com Guilherme Martinez, a expectativa é sempre que a feira cresça, mas, mais do que isso, que ela ganhe cada vez mais relevância ano após ano.

“E foi isso o que vimos este ano: recebemos um público extremamente interessado nos setores de produtos, serviços e cuidados com animais de estimação. O Brasil está se destacando cada vez mais no segmento pet e isso reflete nos pavilhões lotados”, diz.

“Para a próxima edição, vamos focar ainda mais em conteúdo de qualidade, networking, oportunidades para novas empresas e apresentação de inovações na área”, finaliza Guilherme.