Como organizar seu tempo e ser mais produtivo: dicas do supermercadista Clóvis Polese

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POR CLÓVIS POLESE

“Eu não tenho tempo!” – Quantas vezes você usou essa frase nos últimos meses? Quantas vezes você ouviu essa expressão recentemente? Você já parou para pensar nela?

Será que você está organizando bem o seu tempo? As dicas a seguir são a oportunidade que você pode estar precisando para refletir sobre essas questões.

Se você não tiver tempo para ler agora, marque esta mensagem para ler depois, de preferência fora do seu supermercado. Fique certo de que essas dicas serão úteis para o seu dia a dia, pessoal ou profissional.

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Desafiando a cultura das horas trabalhadas no supermercado

Quanto mais horas você trabalha, melhor supermercadista você é. Eu gostaria que esse comentário desfizesse essa noção. Conversando com muitos supermercadistas, que é uma das coisas que eu gosto muito, ouço uma choradeira que tem a ver com o fator tempo.

Eles não fazem as coisas com base no tempo. Eles simplesmente vão acrescentando horas de trabalho semanais. Esquecem a família, esquecem sua vida pessoal. O que eles contam são as horas, mais e mais horas.

E alguns supermercadistas parecem gostar desse tipo de vida. Eles gostam da agitação, da movimentação, da natureza caótica do negócio em que estão metidos.

Se o ritmo diminui um pouco, ficam nervosos. Lembro-me dos tempos em que fui supermercadista durante 16 anos com quatro lojas, quase não tirava férias, no máximo uma semana por ano, com minha esposa Lilia e meus dois filhos, Gustavo e Fabiano.

Todos nós estamos sempre ansiosos para saber dos problemas. Porque precisamos provar que os demais precisam de nós. Parece que nós permitimos que essa ânsia por problemas seja a força que dirige nossas vidas.

Muitas vezes gerenciamos mal o tempo por causa de nossa ânsia de fazer coisas. Estamos sempre conversando com alguém, fazendo coisas ou evitando fazer coisas.

Assim ou nós estamos sempre correndo e fazendo coisas ou estamos presos em algumas armadilhas. E é nessas armadilhas que vamos destacar com ideias e princípios para fazer com que possamos gerenciar melhor nosso tempo.

Precisamos aprender que não existe essa coisa de economizar o tempo. Nós o usamos bem ou o usamos mal. Lembre-se de que nós só temos uma vida.

Não esperem voltar aqui para uma segunda rodada. Se você, por causa de sua religião, acredita que vai voltar, Deus o abençoe. Talvez até você volte.

Mas, por via das dúvidas, não ponha a perder a sua vida baseado na noção de que você vai poder voltar e começar tudo de novo.

Acho que há algo errado em nossa sociedade, em nosso estilo de vida, que nos impede de nos gerenciarmos melhor. Vamos tentar aliviar um pouco a pressão sob a qual vivemos.

10 dicas para ser mais eficiente como dono de supermercado

Selecionei essas dicas, que valem para os donos de supermercados, gerentes e para seus executivos.

1. Interrupções bem gerenciadas: para evitar interrupções que acontecem com muita frequência, é preciso organizar suas horas de trabalho. Informe as pessoas que você está à disposição delas, mas em horários que lhe sejam convenientes.

Assim como faz com fornecedores, estabeleça horários para receber seu pessoal. Isso vai ajudar você e vai ajudar a eles também.

2. Planejamento nos primeiros minutos do dia: os primeiros vinte a trinta minutos do dia são fundamentais para que você planeje como será o dia. É importante que esse seja “seu tempo”.

Estabelecer objetivos claros e SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e com Prazo) nesses momentos iniciais é crucial para um dia produtivo.

3. Priorização por meio de listas: faça uma lista simples em sua agenda, colocando as tarefas de maneira prioritária. As prioridades mais importantes devem estar no topo.

Ao final do dia, marque as tarefas concluídas para sentir o senso de realização.

4. Delegação consciente e clara: delegar é uma obrigação. O tempo é um recurso valioso. Gerenciar mal o tempo é gerenciar mal algo que pertence à empresa.

Dê instruções claras aos funcionários e, sempre que possível, por escrito.

5. A arte de dizer não: aprenda a dizer não e instrua seus funcionários a apresentar soluções ao invés de simplesmente transferir problemas para você.

Evite respostas vagas como “vou tentar” e estimule a responsabilidade individual.

6. Reuniões produtivas e informativas: reuniões são oportunidades valiosas para reconhecimento, delegação, comunicação e desenvolvimento de funcionários.

Valorize esses momentos para envolver a equipe nas tarefas e garantir que as responsabilidades sejam claras.

7. Recrutamento estratégico: investir tempo em um recrutamento criterioso é fundamental.

Entrevistas curtas e perguntas objetivas podem ajudar a avaliar a motivação e o interesse dos candidatos pela vaga.

8. Disciplina e demissões conscientes: tenha um processo disciplinar bem definido que inclui advertências claras e suspensões com plano de melhoria. Seja lento para contratar e rápido para demitir.

9. Importância do descanso e sono adequado: entenda seu ritmo produtivo ao longo do dia e dê importância ao descanso. Boas horas de sono são essenciais para o desempenho e a saúde.

10. Aproveite as oportunidades: aproveite as oportunidades que surgirem, não as adie.

Aprenda a fazer tarefas simultaneamente, mas evite levar trabalho para casa. Aprecie a vida e a maximize, considerando sua finitude.

Lembre-se, a produtividade não se mede apenas em horas trabalhadas, mas sim na eficácia com que você utiliza o tempo disponível.

Implementar essas dicas pode ajudar a organizar seu tempo de maneira mais eficiente e a alcançar um equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal.

* Clóvis Polese é diretor do Centro de Treinamento e Expo Supermercados – Link: https://www.ctde.com.br/sobre-nos