The Brazil Conference & Expo faz balanço positivo de edição 2023

Anúncio ABIMAD39

A The Brazil Conference & Expo, feira internacional da indústria de frutas, flores, legumes e verduras aconteceu na última semana, em São Paulo.

A feira, realizada pela IFPA no Brasil e organizada pela Francal Feiras, contou com mais de 2.500 profissionais que visitaram e fizeram negócios com 120 marcas.

“Foram dois dias de muita conexão, negócios, informação e integração do setor”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA no Brasil.

“Vai demorar umas semanas para ter ideia do balanço dos negócios nacionais e internacionais, mas todos saíram do evento com a certeza de muitos interesses comerciais que vão valer pelo ano”, completa.

Anúncio

A The Brazil Conference & Expo é muito segmentada, por isso recebeu varejistas de todo o país, de hortifrutis às grandes redes.

“E esse ano costuramos uma importante aproximação com o setor de food service e com o Secretário de Agricultura do estado de S. Paulo que prestigiou a abertura do evento e ficou encantado com a área de exposição”, acrescenta.

Uma delegação do Chile visitou a feira e fez muitos negócios com redes varejistas. O Country Manager da IFPA no Chile, Ivan Correa, disse que em 2024 vai trazer uma delegação de supermercadistas para ampliar a importação de produtos brasileiros, em especial de frutas.

A Conferência contou com conteúdo rico em informações para tomada de decisão com os números globais do setor de FFLV, tendências e perfil do novo consumidor.

Ainda: o aumento de hortifrutis para a cadeia do food service e uma palestra motivacional do ex-técnico de vôlei, Bernardinho.

A feira contou com mais de 40 lançamentos, com uma tendência de licenciamento de personagens infantis para frutas e legumes, com objetivo de sensibilizar as crianças.

Outro destaque foram novas embalagens com produtos adequados para solteiros e famílias pequenas, assim como opções para consumo imediato. Também houve lançamentos de frutas orgânicas e novos sabores de uvas.

“Os produtores estão sensíveis à demanda do consumidor e ver marcas convencionais lançarem orgânicos mostra mais um passo para aumentar o consumo de FLV”, diz Alex Lee, CEO da marca Rio Bonito e vice-presidente do Conselho da IFPA.

Uma inovação desta edição foi mostrar produtos tecnológicos no Espaço Startup e nas empresas de rastreabilidade, certificações e auditoria exclusivo para o setor.

De acordo com Miriam Wolk, diretora de associados da IFPA, este é um momento desafiador para os produtores em todo o mundo.

“A IFPA está posicionada de forma única para apoiar as necessidades específicas dos produtores, bem como garantir que eles estejam conectados ao resto da indústria”, afirma.

“Nosso objetivo é aumentar a influência no mundo, garantir que programas e recursos apoiem globalmente os associados, os ajudem a enfrentar desafios de sustentabilidade e que os consumidores aumentem o consumo de produtos frescos”, finaliza.