Wine South America 2023 encerra com recorde de negócios

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Realizada na última semana em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Wine South America 2023 confirmou a sua vocação de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho.

Durante os três dias de eventos, mais de sete mil compradores de todos os Estados e de 22 países participaram da programação.

Com compradores qualificados e uma programação robusta, a feira promoveu mais de 2 mil reuniões de negócios em Projetos Comprador nacionais e internacionais.

Somadas, as iniciativas superaram as expectativas e geraram mais de R$ 50 milhões em negócios para o setor vitivinícola.

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O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere e conta com todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 55 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

“Recebemos aqui na Serra Gaúcha os principais compradores de redes supermercadistas, lojas especializadas, hotéis e restaurantes conceituados de todas as regiões do Brasil, além de importadores de mais de 22 países”, afirma Marcos Milaneze, diretor da Wine South America.

Ao todo, cerca de 360 marcas nacionais e internacionais participaram da WSA. A feira contou com rótulos de 20 países, sendo eles:

– África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil.

Um dos grandes diferenciais da WSA é propiciar uma experiência única para o comprador, possibilitando conhecer o território, as vinícolas e todo o processo de produção dos rótulos.

Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) explica que:

“A importância de realizar uma feira internacional na maior região produtora de vinhos do Brasil é que com ela, o mundo todo consegue conhecer in loco toda qualidade dos vinhos e espumantes que produzimos.”

Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os compradores da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos durante a feira.

O evento contou, por exemplo, com palestras com dados de mercado e masterclasses com degustações de alta qualidade, que foram apresentadas por especialistas, como:

– Ari Gorenstein, CEO do Grupo Víssimo, e Manoel Beato, sommelier premiadíssimo do Brasil e sommelier do grupo Fasano – um dos maiores e mais conceituados restaurantes do Brasil.

Além de produtores de vinho, espumante e suco de uva, integraram o rol de expositores os setores de azeite de oliva e cachaça.

Os compradores também tiveram acesso a novidades do setor, como vinhos sem álcool, e novas formas de consumir a bebida, promovendo uma experiência de compra através da inteligência artificial.

A próxima edição da WSA já está confirmada e será realizada em setembro de 2024.

DO BRASIL E DO MUNDO

A diversidade e a qualidade dos vinhos nacionais puderam ser conferidas em diversos pontos desta edição da WSA.

A Campanha Gaúcha, por exemplo, localizada na fronteira com a Argentina e o Uruguai, se consolida ano a ano dentro da vitivinicultura, surpreendendo cada vez mais pela qualidade de seus vinhos, premiados nacional e internacionalmente.

A Serra Gaúcha, palco do evento e principal região produtora de vinhos e espumantes do país, contou com dezenas de marcas representantes.

Além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que esteve representado com Progoethe e Vinhos de Altitude, regiões produtoras de outros Estados brasileiros puderam ser conhecidas pelos compradores no estande Terroir Brasil, viabilizado pelo Sebrae Nacional.

A iniciativa reuniu 20 vinícolas expositoras de estados como Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

Na WSA, o comprador pôde ainda experimentar na taça os produtos elaborados na primeira Indicação de Procedência (IP) do setor vitivinícola fora do Rio Grande do Sul, tendo como base a Uva Goethe proveniente do terroir de Santa Catarina.

Além disso, os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira foram lançados oficialmente durante a WSA.

Ao todo, rótulos de 20 países foram representados na WSA. Entre os destaques internacionais estão o pavilhão da Itália, promovido pelo ICE-ITA, e ainda:

– Os estandes coletivos da Argentina, promovido pelo CFI e ProMendoza; e do Chile, promovido pelo Prochile.

Além disso, a WSA contou com vinícolas premium de países como Uruguai, Espanha, França, Portugal e Geórgia.

A WSA foi palco, pela primeira vez, de expositores com o selo Vinhos de Pago, que é uma certificação da Espanha reservada aos melhores vinhos de pequenas propriedades com histórico de qualidade.

Vale reforçar ainda que alguns países participam da WSA contemplando diferentes regiões produtoras, como é o caso do Chile, por exemplo, que participou da feira com rótulos de pelo menos quatro regiões: Maipo, Ñuble, O’Higgins e Maul.

Crédito da imagem: Vagão Filmes, Divulgação