Analitica Latin America 2023 acontece nesta semana com mais de 300 empresas

Anúncio ABIMAD39

A Analitica Latin America, será realizada entre 26 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento soma nesta edição mais de 300 expositores.

Realidade Aumentada e laboratório portátil são algumas das novidades das marcas que estarão presentes neste ano na feira.

A LabVantage, especialista global em soluções digitais de alta performance, está lançando no evento ferramentas que usam Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para melhorar processos.

“São tecnologias que aprimoram a eficiência, precisão e a experiência da equipe dentro dos laboratórios, permitindo análises avançadas, interação intuitiva e uma abordagem mais automatizada para as operações cotidianas”, explica Renato Marino, CEO da empresa.

Anúncio

Essa é a primeira vez que a companhia leva a Inteligência Artificial para dentro dos processos laboratoriais na América Latina.

A tecnologia é empregada para análise preditiva de dados, ajudando a identificar padrões, tendências e insights valiosos a partir das informações coletadas, o que pode melhorar a eficiência dos processos e a tomada de decisões.

A Realidade Aumentada, por sua vez, permite uma experiência mais intuitiva e hands-free, criando uma espécie de laboratório do futuro. Os óculos de RA estarão expostos no estande da LabVantage e poderão ser testados pelos visitantes.

Agora, já imaginou automatizar as análises microbiológicas do seu laboratório? Essa é a proposta da Idexx, empresa de serviços de diagnósticos, com o Idexx Tecta.

O objetivo é realizar testes de controle de qualidade da água em qualquer lugar e hora, de forma simples e rápida. O resultado pode ser obtido a partir de duas horas, com relatórios enviados por e-mail.

“Esse produto é uma solução simples, que pode ser usado para testagens aos finais de semana, feriados, em projetos de urgência, denúncias, locais remotos, ou até que precisam de testes frequentes. E possui aprovação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos”, explica Patricia Vinksnaitis, gerente de Produto para a América Latina.

O Idexx Tecta pode ainda ser utilizado para testes em navios de cruzeiro, monitoramento de praias, águas recreativas ou mesmo quando há o rompimento de uma tubulação.

Também para aprimorar a análise de contaminantes biológicos, só que, neste caso, muito além da água, a Bio-Rad, empresa que atua nos mercados de ciências da vida e diagnósticos clínicos, aposta na terceira geração da PCR Digital em Gotas.

O equipamento também estará no estande e poderá ser testado na Analitica Latin America.

A questão é que essa última geração das PCRs desenvolvidas pela Bio-Rad, que inclui a PCR Digital em Gotas, também chamada de ddPCR, fornece a quantidade exata de cópias de DNA que existe em cada amostra, tornando a fabricação de biofármacos, os testes de biópsias líquidas, pesquisas de patógenos, além de análises ambientais e de alimentos, muito mais seguros.

“A PCR Digital em Gotas é muito mais precisa e consegue detectar DNA nas amostras mesmo em baixas quantidades, sendo mais eficiente e sensível que a PCR em Tempo Real, metodologia mais utilizada atualmente”, relata Bruno Vivanco, Gerente de Produtos de Life Science.

ESPAÇO PARA NANOTECNOLOGIA

A nanotecnologia, hoje, é empregada nos mais variados setores, como farmacêutico, cosmético e eletrônico.

Atualmente, essas nanopartículas tiveram seu uso aprimorado na agricultura com o objetivo de promover a sustentabilidade no campo.

A empresa Malvern Panalytical, especialista em equipamentos científicos, apresenta a mais nova geração da linha Nanosight, o Nanosight Pro, na Analitica Latin America.

O dispositivo é usado na agricultura no desenvolvimento de novos defensivos agrícolas – os chamados nanofertilizantes.

“A maioria das pessoas já viu a cena de um avião pulverizando uma determinada cultura. Além de espalhar os defensivos pelo ar, essa aplicação nem sempre é eficiente. Com o nanoencapsulamento desses insumos, o efeito é mais prolongado e mais direcionado”, explica Gustavo Parra, físico e especialista em suporte ao cliente da companhia.

Segundo o especialista, com o defensivo agrícola em formato de nanopartícula, a liberação do ingrediente ativo é feita de forma lenta e constante.

Dessa maneira, o produto é completamente utilizado no controle de pragas e doenças, reduzindo inclusive a quantidade necessária aplicada nas plantas e solo.

Ou seja, além de benefício para o meio ambiente também implica em economia para o produtor.

“Lógico que existem algumas variáveis, mas num cálculo aproximado, se no método convencional utiliza-se um quilo de defensivo para uma determinada área, com as nanopartículas é possível reduzir essa porção para um terço mais ou menos”, explica Gustavo Parra.

O Nanosight Pro também é utilizado no setor de saúde. Como ele viabiliza medições automatizadas das partículas, o equipamento agiliza e torna mais eficaz o processo de fabricação de vacinas.

“Essa nova geração apresentada na feira é três vezes mais rápida do que a versão anterior. Vimos com a pandemia que o tempo pode ser precioso na produção de imunizantes”, conclui.

Serviço:

Dia: 26 a 28 de setembro de 2023

Horário: 13 às 21hs

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo-SP

Para mais informações: https://home.analiticanet.com.br/