O mercado brasileiro cinematográfico é um dos que mais cresce no mundo juntamente com Índia, China e Rússia. O país é um dos principais motores de crescimento das vendas de ingressos em toda a América Latina, saltando de 1.500 salas de cinema para mais de 2.500 em menos de 10 anos.
Em 2012, as vendas de ingressos chegaram a 148 milhões e renda de US$ 800 milhões. É um crescimento de 60% nos últimos 4 anos. 20 filmes ultrapassaram a barreira de 2 milhões de ingressos.
O Brasil é um dos mercados mais concorridos do mundo com pelo menos 15 circuitos de cinema sobre influência regional. Além de ser a atual rota de lançamentos mundiais com presença de grandes nomes de Hollywood.
Para completar, mais de 300 salas estão atualmente em construção. Muitas delas com apoio de entidades governamentais de fomento à cultura como a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) que, juntas, liberaram mais de R$ 140 milhões em recursos para melhoria e/ou expansão do parque de exibição.
Diante deste cenário, vem aí a Expocine, o maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica de exibição, distribuição e empresas fornecedoras de tecnologias, serviços e produtos para o mercado.
O evento de 2014, com duração de dois dias (10 e 11 de novembro), terá palestras e painéis de discussão com profissionais do mercado; screenings (apresentações dos estúdios e distribuidoras cinematográficas); coletivas de imprensa, uma feira com 37 estandes e muitas novidades para o mercado.
Encontros similares ocorrem anualmente pelo mundo inteiro (CinemaCon – Las Vegas, ShowEast – Miami, CineEurope – Barcelona, CineAsia – Hong Kong, VISTA – Buenos Aires) e só faltava o Brasil para completar a rota dos eventos voltados ao mercado de exibição cinematográfica.
Expocine 2014
Dias 10 e 11 de novembro de 2014
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569)