New Expo mostra ações práticas de ESG na indústria de eventos

Anúncio ABIMAD39

Compreendendo os desafios inerentes à indústria de eventos, a New Expo está comprometida em mitigar o seu impacto negativo e potencializar o impacto positivo implementando medidas concretas na logística de eventos.  

Reconhecendo a responsabilidade de sua posição como fornecedora de alguns dos principais organizadores de eventos do país, a empresa está empenhada em difundir práticas ESG em todas as etapas de suas operações.

“Ao adotar medidas concretas para enfrentar os desafios da indústria de eventos, reafirmamos o compromisso com a sustentabilidade. Assim, garantimos ao nosso cliente que as práticas de ESG estão em sua rede de fornecedores.”, diz Filipe Fiuza, Head de Logística e Líder da Cultura ESG na New Expo.

Entre as principais iniciativas implementadas pela empresa, estão:  

Anúncio

Adesão ao NZCE: O Net Zero Carbon Events, auxilia empresas signatárias como a New Expo nas orientações e protocolos para alcançarem o objetivo de zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050, em linha com os esforços globais estabelecidos pelo Acordo de Paris para limitar o aquecimento a 1,5°C e reduzir as emissões globais totais de GEE em 50%. Até 2030, além de promover e defender ativamente os esforços da indústria em toda a cadeia de valor.  

Eficiência Logística: A empresa estuda rotas para otimizar o transporte de materiais, reduzindo as emissões associadas. Assim como, a movimentação de carga nas venues é realizada com empilhadeiras elétricas, diminuindo a necessidade de mão de obra humana para descarregar caminhões e garantindo melhores condições de trabalho.  

Materiais Sustentáveis: A empresa substitui materiais tradicionais por opções sustentáveis, recicláveis e reutilizáveis, promovendo uma abordagem mais consciente em relação aos recursos utilizados.

Além disso, está empenhada em reduzir o consumo de papel, eliminando gradualmente o uso de documentos impressos e promovendo a digitalização de processos.  

Adesão ao PLVB: A New Expo aderiu em 2020 ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), uma iniciativa das Empresas Membro compromissadas com a responsabilidade socioambiental corporativa. Também buscam aplicar conhecimentos visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e permite que as empresas membros possam aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil.  

Responsabilidade Social: A empresa é apoiadora logística do Instituto Reação, ONG de grande relevância nacional presidida pelo medalhista olímpico Flávio Canto que promove o desenvolvimento humano e a integração social a mais de 20 anos.

A New Expo lançou recentemente, em colaboração com o Instituto, o Programa Logística Samurai, que irá proporcionar oportunidades reais e significativas para a inserção de indivíduos no mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos de qualificação e formação profissional.  

Saúde e Bem-estar da Equipe: Alinhados com o ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU), está promovendo para os seus colaboradores uma gama de atividades que passam por ginástica laboral, shiatsu, avaliação de bioimpedância e consulta com nutricionista.

Outras atividades serão incluídas em novembro na grade de benefícios da equipe como, por exemplo, meditações guiadas e aulas de yoga.  

Compensação de Emissões: A empresa está adotando medidas para compensar a quantidade de emissões de CO₂ geradas por suas operações, trabalhando para alcançar uma pegada de carbono neutra.

Neste ano, até outubro de 2023 a empresa neutralizou um total 15 toneladas de CO₂ equivalente, contribuindo para a preservação do meio ambiente.