Focus Fashion Summit 2023 se consolida como um dos eventos mais importante da indústria de moda têxtil

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A 5ª edição do Focus Fashion Summit 2023, evento da indústria têxtil da moda da América Latina, encerrou no dia 9 de novembro e se consolidou com um dos mais importantes do segmento.

Com uma programação extensa e repleta de conteúdo com o objetivo de fortalecer a cadeia da moda no Brasil, foram abordados temas como inteligência artificial, modelos de negócios, marketing e conteúdo digital, sustentabilidade entre outros.

“Acredito que todos saíram daqui com informações que conseguirão aplicar no dia a dia do seu negócio”, destaca Yoni Stern, diretor executivo da Focus Têxtil.

“Durante os três dias, exploramos o que há de melhor do segmento como um todo e conseguimos trazer aos participantes estratégias praticas com grandes players do mercado”, completa.

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Uma das palestras mais aguardadas do primeiro dia, 7 de novembro, foi sobre as tendências para o verão 24/25, apresentada pelo coordenador de pesquisas e insights da Focus Têxtil, Alê Morita.

“Realizamos uma pesquisa excepcional que inclui desde os principais bureaus de estilo internacionais até coberturas dos maiores eventos de moda do mundo para levar ao público e clientes o máximo de informação e estratégia”, afirmou.

Rafael Coca, CSO da Spark Influencer Marketing, e a influenciadora Vivi Nascimento reforçaram o protagonismo dos creators na indústria da moda.

Ainda: a importância de parcerias estratégicas com criadores de conteúdo que sejam criativos e tenham autoridade sobre o assunto que estão divulgando.

Miguel Lannes, Chief Artificial Intelligence Officer da Exame, deu uma palestra sobre as aplicações da Inteligência Artificial no segmento.

Unindo tecnologia à sustentabilidade, Evelin Wanke, Diretora da Epson, e o estilista Dario Mittman falaram sobre o mercado da estamparia digital e as possibilidades de estampar diversos tecidos reduzindo o consumo de água a quase zero.

O destaque do segundo dia, 8 de novembro, ficou para a palestra de Felipe Meretti, Executivo de Negócios, Varejo / Ecommerce, Meta.

Além de dar dicas de conteúdo para as redes sociais, especialmente reels, formatos de vídeos curtos e verticais, Felipe também falou sobre o impacto da Inteligência Artificial na forma de fazer publicidade e destacou a criatividade como ponto chave para atrair e fidelizar o público.

Ainda durante a manhã, o comunicador e jornalista de moda Jorge Grimberg e a fundadora da NK Natalie Klein apresentaram as macrotendências de comportamentos 24/25 que impactam os desenvolvimentos e escolhas de tecidos, cores, shapes, beneficiamentos e sentimentos.

Já as melhores práticas em e-commerce de moda, incluindo uma boa experiência do cliente, foram temas abordados por Babi Tonhela, Sênior Manager Brasil da Ecommerce na prática.

Para encerrar o dia, o talk “Moda com Propósito” incluiu assuntos como sustentabilidade e diversidade.

Durante o último de evento, 9 de novembro, temas como sustentabilidade e design autoral estiveram em pauta.

No primeiro horário, representantes do Instituto Focus, Grupo Soma, Pernambucanas, Renner e Riachuelo apresentaram iniciativas sustentáveis dentro da cadeia têxtil e apresentaram um olhar mais pessoal ao assunto.

Com tantas demandas do mercado, João Souza, Diretor Comercial e de produtos da C&A, falou sobre como a marca tem se atualizado e apresentou alguns cases como inspiração para que outros estilistas possam percorrer caminhos semelhantes.

O público também teve acesso a informações de crédito para empresas durante a palestra de Lucas Sancassani, Superintendente Executivo do Banco BS2.

Na Arena Focus Têxtil, outro espaço da Focus Fashion Summit destinado a talks, o público participou de palestras sobre:

– Calçados e lingerie, moda masculina, geovendas, activewear, formas de garantir uma terceirização segura e muito mais.

Hub de Soluções – novidade na edição de 2023

O evento também contou com um Hub de Soluções, grande novidade deste ano composta por mais de 80 empresas confeccionistas dos mais diversos segmentos, com o objetivo de conectar a cadeia têxtil.

A Focus Têxtil realizou uma seleção prévia de empresas inscritas que oferecem serviços relacionados à confecção baseada na capacidade produtiva de cada empresa, nos segmentos atendidos e no formato de negócio (se oferece apenas a mão de obra ou serviço completo, desde o desenvolvimento até a entrega do produto).

“Um dos nossos maiores objetivos foi reunir toda a cadeia em um único espaço para que possa haver troca de expertise e de negócios”, explica Renato Hojda, Diretor Comercial da Focus Têxtil.

“Já promovemos essa conexão no dia a dia da Focus Têxtil, e com o Hub tivemos a oportunidade de oferecer e criar pontes de uma forma mais próxima, diversa e assertiva”, finaliza.

A próxima edição do Focus Fashion Summit está prevista para o segundo semestre de 2024.