BFSHOW 2023 terá pautas a ações práticas de sustentabilidade

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A primeira edição da Brazilian Footwear Show – BFSHOW, de 21 a 23 de novembro de 2023, terá uma série de iniciativas que colocarão o ESG no centro dos debates

A mostra é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizada pela NürnbergMesse Brasil no Centro de Eventos FIERGS (RS).

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que a missão da BFSHOW, além de gerar negócios e transformar o modelo de feiras no país.

A meta é fazer isso com transparência e otimização de custos, bem como auxiliar na conscientização do setor acerca da importância das práticas sustentáveis.

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“É por isso que a BFSHOW se compromete a apoiar iniciativas sustentáveis, incorporar práticas sustentáveis e conduzir o evento de forma limpa e com menor impacto possível”, diz.

Segundo o dirigente, a feira quer unir o setor calçadista brasileiro ao ecossistema de sustentabilidade.

Entre as iniciativas ESG, está o compromisso da reciclagem e reuso dos materiais utilizados na montagem e organização da mostra, que serão controlados, geridos, reutilizados em eventos futuros, ou encaminhados de forma correta para reciclagem.

“A nossa prioridade é causar o menor impacto possível no meio ambiente e direcionar o nosso uso e dos nossos expositores da mesma forma”, explica Ferreira.

“Além disso, a organização do lixo para os visitantes também é realizada para conscientizar e apoiar a separação dos resíduos”, completa o executivo.

Cientes da sua responsabilidade social, a BFSHOW tem como parte do seu compromisso a contratação obrigatória de no mínimo 10% da mão de obra de grupos minoritários, como comunidade LGBTQIA+, portadores de deficiência física, entre outros.

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, destaca que a medida não apenas fortalece e promove a inclusão social, mas também impulsiona a economia local, oferecendo oportunidades tangíveis para pessoas que enfrentam barreiras sociais no mercado de trabalho.

O executivo destaca que a realização é um exemplo prático de como aliar geração de negócios e responsabilidade social. E não para por ai.

ARENA DE SUSTENTABILIDADE

A BFSHOW contará, ainda, com conteúdo e exposição para demonstrar de forma prática a sustentabilidade aplicada no setor calçadista brasileiro.

Na Arena de Sustentabilidade, os visitantes poderão conferir dois espaços.

Um deles é o Origem Sustentável, onde será apresentada a certificação de ESG para a cadeia produtiva do calçado e suas empresas certificadas.

O outro espaço é o BFSHOW – Calçados Sustentáveis, que contará com uma exposição de dez empresas expositoras que apresentarão seus modelos de calçados feitos de materiais sustentáveis.

Entrando no assunto das tendências que serão apresentadas a sustentabilidade também não poderia ficar de fora. E neste ponto a feira conta com uma com o INSPIRAMAIS (leia aqui).

Outro ponto alto do evento serão as pesquisas de tendências apresentadas em parcerias com o INSPIRAMAIS e o bureau Fashion Directions.

A BFSHOW também traz a apresentação da pesquisa de tendências do Fashion Directions. Estúdio localizado em Milão/Itália, o bureau é um portal de tendências especializado em calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis.

Gerenciado por uma dupla brasileira, Luana Lanzini e Luana Savadintzky, consultoras de moda, o Fashion Directions compila de forma direcional as tendências e produtos do momento.

“Para BFSHOW, pensando justamente em replicar para o lojista nosso estilo de pesquisa direcional, criamos um guia de compras, resumindo de forma clara as principais tendências e produtos que acreditamos ser chave para o inverno 2024”, conta Luana Lanzini.

A planta da BFSHOW, que fechou com 137 das principais marcas de calçados do Brasil, sendo 123 delas exclusivas no evento, foi toda pensada para uma visitação segmentada.