São Paulo, mais de 1 milhão de visitantes em menos de 15 dias

Anúncio ABIMAD39

Em menos de quinze dias, São Paulo agitou a indústria de eventos, viagens e turismo. Grandes eventos de segmentos diversos, como automobilismo, saúde e moda, vêm movimentando a cidade nos últimos dias, mobilizando centenas de milhares de participantes, entre eles, visitantes nacionais e internacionais, gerando um grande impacto na economia da cidade.

Exemplo disso, o São Paulo Fashion Week Inverno 2015, principal evento de moda do país, que começou na última dia segunda-feira, 3, no Parque Cândido Portinari, espera receber, até o fim de sua edição, dia 7, 80 mil pessoas. A edição anterior, Verão 2015, gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, e R$1,5 bilhão em volume de negócios, segundo o site de pesquisas de tendências Stylight.

Grande destaque da semana, o 28º Salão Internacional do Automóvel, que acontece até domingo, 9, espera receber 750 mil pessoas durante todo o período de realização. Na última edição, em 2012, um terço do público era de visitantes nacionais e internacionais e, para esta edição, são estimados que eles sejam 300 mil.

Em 2014, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento, espera-se movimentar R$280 milhões com a feira. Este ano, o Salão do Automóvel coincide com o GP do Brasil de Fórmula 1, que deve receber um público de 150 mil, sendo 20% dele estrangeiros, nos três dias de evento, 7, 8 e 9 de novembro, no renovado Autódromo de Interlagos (que recebeu investimentos de R$160 milhões para garantir a corrida na cidade até 2020). O GP é responsável por 15 mil empregos diretos e indiretos e por uma ocupação na cidade que gira em torno de 90%.  Juntos, os eventos automobilísticos devem gerar movimentação financeira de mais de R$500 milhões.

Anúncio

Saindo do universo automobilístico, nesse mesmo período, São Paulo recebeu eventos grandiosos dos mais diversos segmentos. De 28 a 30 de outubro, a Pet South America, realizada no Expo Center Norte, recebeu profissionais da área, em uma exposição que contou com 400 marcas e presença de mais de 23 mil pessoas. De 30 de outubro a 2 de novembro, ocorreu o maior evento de nutrição esportiva do país, a Expo Nutrition, que reuniu 37 mil pessoas  interessadas no setor de suplementação, também no Expo Center Norte.

Os eventos associativos também marcaram presença no período, com o XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, o XVII Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, o IV Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica Videoassistida, a IV Jornada Brasileira de Transplante de Órgãos em Pediatria, sediados no Hotel Maksoud Plaza. Entre eles, ocorreu também o Congresso Iberoamericano de Cirurgia Pediátrica, evento de categoria ICCA (International Congress and Convention Association – Associação de Congressos e Convenções Internacionais, em tradução livre).

Segundo dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, estudo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e do Sebrae Nacional, o segmento movimentou R$ 209,2 bilhões em 2013 no país, ou seja, uma participação de 4,32% do setor no PIB brasileiro. De acordo com essa mesma pesquisa, o gasto médio de participantes de eventos é de  R$69,22 para residentes, e R$437,16, para não residentes.

O visitante interessado por carros, e todos os demais, têm mais motivos para estender sua estadia na cidade. Além de, no fim do mês, contar com o Auto Esporte Show, feira de veículos clássicos e personalizados que acontece de 20 a 23 de novembro no Anhembi, São Paulo tem se destacado também pelo turismo de lazer, imagem reforçada principalmente durante a Copa do Mundo, em que a cidade recebeu visitantes de todo o mundo que, de acordo com pesquisa feita pelo Observatório do Turismo, aprovaram as opções de lazer, com destaque para gastronomia e vida noturna, e pretendem retornar em outra oportunidade.

Fonte: SPCVB