Koelnmesse constrói a maior instalação fotovoltaica dentro da cidade de Colônia

Anúncio ABIMAD39

A organizadora alemã Koelnmesse deu mais um passo rumo a operações neutras de carbono com a construção da maior instalação fotovoltaica dentro da cidade de Colônia.

São 4.800 módulos com uma capacidade de quase 2,0 megawatts-pico (MWp) que resultam em economia anual de CO2 de 1.200 toneladas.

Nas próximas semanas, os módulos fotovoltaicos serão totalmente instalados nos telhados dos Pavilhão 11 e da entrada sul, prometendo uma produção anual de 2 milhões de quilowatt-horas.

“Essa instalação desempenha um papel-chave em nosso caminho em direção a um fornecimento de energia inovador para o futuro”, destaca Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH.

Anúncio

Para a prefeita de Colônia, grandes projetos como a instalação fotovoltaica da Koelnmesse contribuem significativamente para o ambicioso objetivo da cidade de Colônia de ser neutra em carbono até 2035.

A instalação nos telhados do Pavilhão 11 e da entrada sul abrange uma área útil de aproximadamente 15.000 metros quadrados.

Juntamente com a instalação fotovoltaica já existente no telhado do novo edifício Confex, isso equivale ao consumo de muito mais de 1.000 residências para duas pessoas.

A eletricidade gerada será usada imediatamente no local da Koelnmesse. A utilização de outros telhados dos pavilhões de exposições para instalações fotovoltaicas está atualmente sendo planejada com base em uma extensa análise de potencial.

“No geral, este projeto de geração de eletricidade a partir de fontes de energia renovável se encaixa na estratégia de sustentabilidade da Koelnmesse”, afirma Horst Harbusch-Geier, diretor da área central de infraestrutura da Koelnmesse.

“E se alinha às nossas iniciativas em andamento, como o uso de energia verde e medidas de otimização de energia, como a conversão para iluminação LED e otimizações em nossos sistemas de resfriamento e aquecimento”, completa.

Para se aproximar gradualmente de suas próprias metas de operação comercial neutra em carbono e sustentável, a Koelnmesse implementou e abordou diferentes projetos e áreas nos últimos anos.

Isso inclui o gerenciamento logístico dinâmico eSlot, o maior sistema de controle de tráfego de feiras do mundo para redução de congestionamentos e emissões de veículos, e a completa transição para energia verde.

Um objetivo importante também é a redução do consumo de energia. Atualmente, está em andamento uma transição gradual para iluminação LED nos pavilhões de exposições, proporcionando uma economia de energia de pelo menos 50% em comparação com a tecnologia anterior.

A substituição dos sistemas de ventilação também resulta em uma economia de energia de mais de 50%.

Além disso, a Koelnmesse otimiza o uso dos sistemas de ventilação com base na ocupação dos pavilhões e nos horários de utilização, ajustando as temperaturas internas dos pavilhões para apoiar ainda mais esses esforços.

Com tickets de transporte público e leasing de bicicletas para seus funcionários, além da expansão das estações de carregamento de veículos elétricos no local da feira, a Koelnmesse também promove a mobilidade alternativa.

O bilhete da feira é válido como bilhete de transporte público há décadas. Juntamente com muitos parceiros, a Koelnmesse trabalha para economizar recursos durante os eventos e aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade.

Atualmente, o foco está nas áreas de construção de estandes, gastronomia e serviços em geral. A Koelnmesse afirma ser a única empresa de feiras na Alemanha que oferece um restaurante com um cardápio permanentemente 100% vegano.

As medidas mencionadas são apenas alguns dos elementos de uma abrangente estratégia de sustentabilidade da Koelnmesse.

Esta estratégia está atualmente em fase final de desenvolvimento e abrange muitos outros aspectos importantes, incluindo uma eficiente gestão de resíduos e materiais, uma aquisição sustentável e uma gestão de cadeia de suprimentos responsável.