Viagens corporativas faturam R$ 12,612 bilhões de janeiro a novembro

Anúncio

O setor de viagens corporativas alcançou em novembro um faturamento de R$ 1,236 bilhão, quase 30% acima do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 967 milhões, e mais 16,42% em relação a outubro do ano passado, R$ 1,062 bilhão.

No acumulado de janeiro a novembro, o faturamento chega a R$ 12,612 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022, com R$ 11,204 bilhões, e também 2019, com R$ 11,389 bilhões, conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados. 

“Novembro poderia ter tido um faturamento ainda maior, não fosse a sequência de feriados”, diz Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.

Uma das novidades do levantamento deste mês está no desempenho da Latam, que, pela primeira vez no ano, superou o share da Gol em transações nacionais. A Latam fechou o mês com 36,4% e a Gol com 32,7%.

Anúncio

“Essa é a primeira vez neste ano que esse fato acontece”, ressalta Machado. Existe uma explicação para este desempenho da Latam em novembro.

“Estamos investindo em oferta nos horários premium de São Paulo e demais bases estratégicas para o corporativo. Além de focar na gestão de guardar os melhores lugares para esse público”, diz Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam.

O setor rodoviário com forte expansão, devido aos altos preços das passagens aéreas e, ao que o estudo indica, ainda não atingiu seu ponto máximo.

Em novembro deste ano atingiu a inédita marca de R$ 4.234.721,21, superando o relevante faturamento do mesmo período em 2022, quando atingiu R$ 2.554.201,56. Esse valor já havia sido mais que o dobro de 2019, com R$ 1.067.997,26

Outro destaque está na hotelaria. Segundo o estudo houve crescimento no número de reservas nacionais. No ano, o acumulado é de 2,6 milhões frente a 2 milhões em 2109. Em novembro deste ano registrou 344.955, frente a 342.769, no mesmo período de 2109.

Porém, quando comparado ao número de permanência, a média por viajante caiu de 4 dias para 3. “Provavelmente, esse fenômeno se deve por redução de custos das empresas”, avalia Machado.

Em novembro o setor faturou R$ 313.845.246,68, 34,60% acima de novembro de 2019, que registrou R$ 233.166.888,54.

O número de transações gerais dos oito setores pesquisados em novembro foi 902.826, frente a 832.782 de novembro de 22 e 1.032.918 do mesmo mês de 2019.

Estima-se que o número de transações chegue ao nível de 2019 ainda no primeiro bimestre de 2024.