A capacitação profissional faz sempre a diferença

Anúncio ABIMAD39

POR ANTÓNIO MANUEL BRITO, CEM, CMP

Aprender até morrer” e o “saber não ocupa lugar” são dois sábios provérbios de origem popular que são, na realidade, representativas da necessidade do ser humano estar constantemente atualizado com novos conhecimentos e preparado para as mudanças.

O fenômeno da globalização, os novos desafios que hoje se apresentam às empresas, requer constante conhecimento das novas tendências para nos adaptar às realidades e desenvolvermos estratégias eficazes de internacionalização.

O estar atento, compreender as culturas e tradições, desenvolver estratégias de negociação, entender os mercados onde pretendemos atuar, são fatores fundamentais para ter sucesso nos negócios além-fronteiras.

Anúncio

Nesse sentido, os empresários devem adotar modelos de educação contínua e investir na capacitação, pois o mundo muda todos os dias, os ciclos de produtos cada vez são menores e as estratégias têm tendência a mudar constantemente.

Investir e estar presente em ações de capacitação é fundamental, não só porque permite elevar o networking com os seus parceiros, mas porque permite obter novos conhecimentos e mudar atitudes.

Na minha experiência profissional como formador assisti, infelizmente, as atitudes não contribuem para a evolução do ser humano, pois a nossa evolução depende da nossa capacidade contínua de aprendizagem e, sobretudo, de “querer saber” para “saber fazer”.

Atitudes como “não participo porque já sei” ou “não participo porque não quero que reconheçam que não sei”, em nada contribuem para melhorar a nosso desempenho e fazer a diferença.

Dessa forma estagnamos no tempo e seremos, sem dúvida, ultrapassados por quem com inteligente humildade reconhece que devemos “aprender até morrer”.

Sem dúvida, que o maior capital de uma empresa é os seus recursos humanos, investir no conhecimento é a melhor contribuição que uma empresa pode fazer para maximizar e rentabilizar os seus recursos, trazer novos conhecimentos, ideias, inovação para a empresa, é sem dúvida apostar na competitividade e um real ato de liderança.

Por outro lado, a capacitação profissional permite ainda obter uma mais-valia de grande importância, o relacionamento, a possibilidade de incrementar o networking, gerar novos contatos, estabelecer parcerias e novos negócios, na realidade todos sabemos quanto custa obter um novo parceiro/cliente e quanto temos que investir em tempo e dinheiro.

Então, por que não investir em eventos de relacionamento e capacitação quando podemos obter o melhor dos dois mundos? Mas claro, não basta estar lá, é preciso saber estar!

A necessidade de conhecimento, o estar atento às oportunidades, são elementos fundamentais na nossa vida e principalmente se temos projetos de expansão. Conhecer os mercados, a sua forma de negociar, é fundamental para poder gerar negócios de longo prazo, a comunicação intercultural é fundamental neste processo.

Não basta conhecer a língua, é necessário conhecer a cultura e respeitar a tradição dos povos. Recordemos que a comunicação não verbal corresponde a quase 60% num processo de comunicação, negociar com um japonês é diferente de comunicar com um chinês.

No Brasil, por vezes sentimos a tentação que a língua é a mesma, mas em rigor não corresponde à realidade, as mentalidades são diferentes e a noção do tempo é diferente no hemisfério sul, são apenas alguns dos aspectos que devemos ter atenção num processo de internacionalização e que requerem conhecimento e aprendizagem constante e, para tal, devemos ter o espírito aberto para respeitar as diferenças e entender a diversidade.

No setor de feiras e eventos, o CEM – Certified in Exhibitions ManagementTM assume-se como o mais importante programa de treinamento para os profissionais de feiras e eventos, pois além de ser um programa completo abrangendo todas as competências na organização de feiras e eventos, permite ainda obter uma certificação profissional reconhecida internacionalmente e fazer parte de um grupo restrito de profissionais de excelência em todo o mundo.

O programa CEM (www.newevents.com.pt/cem) é uma certificação desenvolvida pela IAEE (www.iaee.com), International Association of Exhibitions and Events e existe desde 1975 certificando e treinando milhares de profissionais globalmente.

No Brasil este programa conta com a parceria estratégica de todas as entidades do setor e é desenvolvido pela Newevents Global (www.newevents.com.pt) sob licença da IAEE e já teve oportunidade de certificar mais de 60 profissionais brasileiros em pouco mais de cinco anos, além de contar atualmente com mais de duas dezenas de inscritos no programa que obterão em breve esta certificação CEM (www.newevents.com.pt/cem) e serão reconhecidos internacionalmente como profissionais de excelência fazendo a diferença na indústria de feiras e eventos ao nível global.

De fato, o “saber não ocupa lugar” e para estarmos preparados para um mundo competitivo e concorrencial não basta ter um bom produto/serviço, é necessário saber posicionar-se no mercado e mostrar as vantagens competitivas e diferenciadas do nosso produto/serviço.

É necessário estarmos atentos à mudança, adaptar-nos às novas realidades, adquirir novas valências e isso só é possível se tivermos noção que aprender e conhecer é fundamental e é o melhor investimento que podemos fazer em nós próprios e na sua equipe.

Por último, gostaria de recordar Alvin Toffler que dizia:

Votos de Bons Negócios!