O futuro dos eventos corporativos: tendências a serem observadas em 2024

Anúncio

Navegar no cenário em constante evolução das tendências de eventos pode ser uma tarefa difícil para qualquer planejador de eventos.

Mudanças rápidas na tecnologia, expectativas flutuantes dos participantes e cortes no orçamento criam uma sensação de incerteza, colocando desafios para desenvolver uma estratégia de eventos robusta e de longo prazo que traga um ROI positivo.

Aproveitamos a sabedoria coletiva de especialistas do setor, analistas e mais de 12.000 organizadores de eventos de empresas líderes da Fortune 500, incluindo 10 das 20 principais redes de ciências biológicas e farmacêuticas e as quatro grandes redes de serviços profissionais.

Por meio desta extensa pesquisa, identificamos 12 tendências principais de eventos para 2024 que irão remodelar a indústria de eventos.

Anúncio

Essas tendências abordam áreas críticas, como aumentar o envolvimento dos participantes, adotar estratégias que priorizam o digital, integrar metas sustentáveis, personalizar experiências e aproveitar dados de eventos para comprovar o ROI, entre outras.

Pare de seguir os mesmos formatos de eventos antigos. É hora de quebrar o molde.

Após a pandemia, os organizadores de eventos estavam ansiosos para voltar aos eventos presenciais com ideias para infundir-lhes uma nova vitalidade.

Todos esperavam que a indústria de eventos emergisse transformada, adotando abordagens inovadoras e rompendo com as normas pré-pandemia.

Crie novas maneiras de envolver seu público em eventos

O modelo de organização de eventos está mudando. À medida que a geração mais velha de profissionais e participantes de eventos começa a dar um passo atrás, um novo grupo vibrante dá um passo à frente.

Os Millennials e a Geração Z representam quase 42% da população. Eles estão redefinindo o espírito do envolvimento em eventos.

As suas preferências e perspectivas não são apenas uma tendência passageira de eventos, mas um apelo a uma mudança fundamental na forma como conceptualizamos e executamos os eventos.

As novas gerações anseiam por autenticidade e inclusão e rejeitam as abordagens tradicionais orientadas para as vendas.

Eles podem sentir práticas que parecem falsas ou exclusivas. Este público exigente exige mais do que apenas uma experiência superficial. Eles buscam conexão e envolvimento genuínos.

Misture com diferentes formatos de eventos: presenciais, híbridos e virtuais

Personalize experiências e conteúdo tanto quanto possível

E a mais importante pensando no impacto geral que o seu evento vai causar:

Incluir metas sustentáveis nas estratégias de eventos

Os eventos sustentáveis têm sido uma tendência importante em eventos há muitos anos e 2024 não será diferente.

Até porque se estima que a indústria dos eventos seja responsável por até 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Um fator que contribui é que muitas vezes envolvem o transporte de milhares de pessoas para um único local. É, portanto, nosso dever moral tornar os eventos mais sustentáveis, o que exige um esforço consciente e dedicado.

De acordo com o Events Industry Council, as práticas sustentáveis podem resultar numa redução de 20 a 30% nos custos e numa redução de 60 a 80% no desperdício.

Considerando que a indústria de eventos é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa e da geração de resíduos, essas práticas não são apenas benéficas; Eles são necessários.

Mas impulsionada por uma nova geração que dá prioridade a este valor, a sustentabilidade abrange mais do que apenas preocupações ambientais; estende-se também aos aspectos economicos e sociais. Esta perspectiva mais ampla é essencial para um planejamento de eventos verdadeiramente sustentável.

Na frente ambiental, o objetivo não é necessariamente alcançar 100% de sustentabilidade imediatamente, mas sim dar passos na direção certa. Isso pode envolver:

  • Reduzir o desperdício, por exemplo, encomendando alimentos e bebidas de forma mais eficiente para evitar excessos que vão para o desperdício
  • Selecionar um local que priorize práticas sustentáveis, como conservação de água e energia renovável
  • Promover opções de transporte ecológicas, como o compartilhamento de viagens, para reduzir significativamente a pegada de carbono de um evento
  • Usando materiais recicláveis
  • Optando por materiais digitais em vez de impressos
  • Realizar uma gestão integrada de resíduos
  • Entender o gasto de emissões de gases de efeito estufa do evento
  • Colaborar com projetos sustentáveis

A sustentabilidade econômica, por outro lado, envolve garantir que os eventos sejam financeiramente viáveis e contribuam positivamente para a economia local.

E a sustentabilidade social envolve garantir que os eventos sejam inclusivos e acessíveis a todos, promovendo a diversidade e apoiando as comunidades locais.

É claro que em 2024, a sustentabilidade dos eventos não se trata apenas de gestão ambiental, mas também de viabilidade económica e responsabilidade social.

Trata-se de fazer escolhas informadas que equilibrem as necessidades do planeta com os aspectos práticos do planejamento de eventos.

Incorporar a sustentabilidade nas estratégias de eventos não é apenas uma tendência, mas uma necessidade, garantindo que os eventos deixem um legado positivo em mais de um aspecto.

O cenário de eventos em 2024 está repleto de tendências e oportunidades de eventos inovadores.

Cada tendência de evento apresenta um desafio único e uma chance de se destacar na criação de eventos memoráveis e impactantes.

Desde o aumento do envolvimento dos participantes com experiências imersivas até a adoção de estratégias digitais que repercutem em um público experiente em tecnologia, o futuro dos eventos é inegavelmente dinâmico e emocionante.

Qualquer evento tem impacto no meio ambiente, devido ao uso de geradores de energia, deslocamento de pessoas, geração de resíduos, entre outros.

São atividades que aumentam a emissão de gases de efeito estufa e tem impacto no que hoje chamamos de emergência climática, ou aumento da temperatura do planeta causador de desastres ambientais e sociais.

“Os organizadores de eventos e as empresas que são conscientes desse impacto, e estão comprometidas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscam por alternativas, fazendo a quantificação de emissão desses gases de efeito estufa e sua neutralização de carbono, tornando seu evento mais sustentável” comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan Soluções em Sustentabilidade.

Essa prática é uma das recomendações da ISO 20212 de Gestão Sustentável de Eventos.

Entenda a neutralização de carbono, abordagem da Eccaplan é holística, abrangendo desde pequenas feiras locais até grandes eventos internacionais.

A empresa disponibiliza uma equipe de especialistas altamente capacitados para auxiliar na identificação das emissões de carbono em cada fase do evento.

São levados em conta fatores como consumo energético, transporte, alimentação, hospedagem, entre outros elementos relevantes.