Biofach 2024: quase US$ 17 milhões em negócios para empresas brasileiras

Anúncio ABIMAD39

Quase US$ 17 milhões em negócios imediatos e contratos futuros: este é o saldo da participação de 21 empresas brasileiras na Biofach 2024.

A maior e mais importante feira de produtos orgânicos da Europa e do mundo, realizada entre 13 e 16 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.

Pela 7ª vez consecutiva, a delegação foi liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), somando-se a mais de 2.500 expositores de 94 países.

A Biofach é uma importante plataforma de negócios para incrementar as exportações brasileiras de produtos orgânicos para o mercado alemão e para o restante da Europa, contribuindo para consolidar a imagem do Brasil nesse setor.

Anúncio

A participação do país no evento contou com a parceria dos:

–  Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Relações Exteriores (MRE), por meio do Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM) da Embaixada do Brasil na Alemanha.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a presença na Biofach é uma oportunidade valiosa para promover a sociobiodiversidade do país no comércio exterior.

“A demanda mundial por bebidas e alimentos orgânicos está crescendo bastante e as empresas brasileiras têm plenas condições de abastecer esses mercados”, disse.

“Nossa participação na Biofach buscou incrementar o potencial exportador desse segmento, que contribui para fortalecer nossa bioeconomia e para impulsionar o desenvolvimento sustentável do país”, completou.

Quase metade das empresas que expuseram na 35ª edição da Biofach possuem mulheres em cargos de liderança, o que se alinha a uma importante diretriz da ApexBrasil: a promoção da equidade de gênero no comércio exterior, fruto de um compromisso assinado pela ApexBrasil em março de 2023.

“Queremos reposicionar o Brasil no mundo e destacar o que o país tem de melhor em termos de sustentabilidade ambiental e social”, destacou a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.  

“Alcançar a paridade de gênero em nossas iniciativas faz parte desse propósito, inclusive em um segmento tão promissor como a produção de bebidas e alimentos orgânicos”, completou.

Uma das lideranças femininas presentes na Biofach foi Fernanda Castro, gerente de exportação da usina Jalles Machado, dedicada à produção de açúcar orgânico.

Outro destaque da delegação brasileira no evento foi a representatividade das regiões Norte e Nordeste brasileiras. Oito empresas do Ceará, Maranhão, Pará e Piauí levaram para a feira:

– Sucos e derivados de frutas como acerola, pitaya e caju, além de açaí, castanhas, mel natural e óleo de coco de babaçu.

Essa participação se alinha à outra diretriz de gestão da Agência: ampliar e fortalecer a cultura exportadora daquelas regiões, cujas vendas para o mercado externo ainda são muito baixas se comparadas às de outras partes do país.