Italian Exhibition Group apresenta balanço e resultados de 2023

Anúncio ABIMAD39

O Conselho de Administração do Italian Exhibition Group S.p.A. (IEG) aprovou na última terça-feira (19) o projeto de balanço individual e o balanço consolidado em 31 de dezembro de 2023.

Os resultados de 2023 testemunham a grande capacidade do IEG de recuperar receitas e margens com maior agilidade do que as previsões do setor. Isso em um contexto externo adverso a longo prazo e que ainda apresenta elementos de incerteza relacionados à instabilidade geopolítica atual.

Por trás deste grande resultado estão as sólidas diretrizes estratégicas concebidas durante a pandemia e reconfirmadas no novo Plano Estratégico 2023-2028 da empresa.

“As excelentes performances do exercício recém-concluído catalisaram a elaboração de um novo Plano Estratégico, um documento ambicioso que nos coloca em uma posição de destaque no cenário de feiras nacional”, disse Corrado Peraboni, CEO do IEG.

Anúncio

O Grupo encerrou 2023 com uma receita de 212,4 milhões de euros, um aumento de 52,0 milhões de euros em relação aos 160,4 milhões de euros registrados em 2022.

Consolidou ainda o recorde de faturamento devido ao sólido crescimento orgânico que levou alguns eventos a alcançarem as melhores performances de todos os tempos.

Ainda: trouxe a recuperação dos volumes pós-pandemia, que ainda havia prejudicado o primeiro trimestre de 2022 com o adiamento de alguns eventos, reduzindo volumes de exposição e visitação.

O EBITDA Ajustado foi de 49,5 milhões de euros, um aumento de 31,5 milhões de euros em relação a 31 de dezembro de 2022, quando o Grupo registrou uma margem operacional bruta de 18,1 milhões de euros, mas também um aumento em relação a 2019, último exercício pré-pandemia, que representou para o Grupo o ano recorde em termos de faturamento e margem operacional.

A margem EBITDA se estabelece em 23,3%, recuperando 12,1 pontos percentuais em relação a 31 de dezembro de 2022, graças aos maiores volumes e a uma recuperação parcial nos preços.

“Apesar das pressões inflacionárias que continuam a influenciar os suprimentos, especialmente de serviços correlatos, transporte e materiais”, aponta o relatório.

O EBIT Ajustado totaliza 31,6 milhões de euros, um aumento de 29,4 milhões de euros em relação ao exercício anterior, marcando o melhor resultado do Grupo de todos os tempos, com uma rentabilidade operacional de 14,9% da receita, em comparação com 1,4% em 31 de dezembro de 2022.

O Grupo encerra o exercício com um lucro de 13,3 milhões de euros, um aumento de 14,2 milhões de euros em relação ao exercício anterior.

BRASIL

Em seu relatório a IEG aponta suas últimas movimentações realizadas em solo brasileiro através de sua subsidiária, a IEG Brasil – que entrou no país através da aquisição da Brasil Trading Fitness Fair (BTFF) em 2022.

Em 4 de julho de 2023, o Grupo adquiriu 100% da empresa brasileira MundoGEO Eventos, que organiza feiras comerciais e eventos online desde 2011 nos setores aeroespacial, eVTOLs, drones, robôs autônomos e geotecnologia.

A última edição contou com mais de 5.700 participantes de 33 países, 150 palestrantes e 120 empresas na feira. O valor da aquisição é igual a R$ 10,4 milhões (cerca de 2 milhões de euros).

Deste montante, 50% foram pagos no fechamento, enquanto a parte restante está sujeita ao alcance dos objetivos econômicos do plano de negócios de 2023-2025. A aquisição foi financiada com recursos financeiros próprios.

MAIS INFORMAÇÕES: