“Projeto Empatia” da Feel Alive promove inclusão em grandes eventos

Anúncio ABIMAD39

Segundo a pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão das Organizações, realizada pela Deloitte, 94% das empresas enxergam que essas práticas são benéficas aos negócios.

Na prática, algumas empresas responsáveis por organizar grandes eventos, têm aderido a projetos de inclusão. Um exemplo é o “Projeto Empatia”, lançado em 2020 pela Feel Alive.

O projeto consiste em uma série de medidas voltadas para criar ambientes seguros em formaturas e demais festas universitárias. Exemplo:

– Tusca (uma das maiores festas tradicionais de universitários do país, realizada anualmente em São Carlos/SP), PUC – Direito (maior formatura da América Latina).

Anúncio

Mas afinal, como funciona na prática?

  • Ponto de Acolhimento: Psicólogas e profissionais oferecem suporte em situações de crise, como ansiedade, assédio, racismo, LGBTfobia e outras formas de discriminação, garantindo que todos os participantes se sintam seguros e apoiados durante o evento.
  • Treinamentos de diversidade e inclusão: Colaboradores da Feel Alive passam por treinamentos desde o momento em que se juntam à empresa contratante, assegurando que a equipe esteja bem preparada para promover um ambiente inclusivo em todos os eventos.
  • Busca ativa durante o evento: Uma equipe identifica e aborda situações de assédio, preconceito e discriminação que possam surgir, permitindo intervir rapidamente.
  • Sinalização com cartazes: Cartazes e sinalizações comunicam claramente a política de tolerância zero para discriminação e assédio nos eventos.
  • Canal de ética: Um canal de ética permite que os participantes (podendo ser utilizado durante e no pós eventos) denunciem qualquer forma de discriminação de forma anônima ou não. Além disso, o canal é uma parceria com a Contato Seguro, empresa referência em canal de ética.
  • Público e case de sucesso: A Feel Alive é a empresa responsável por organizar o maior baile de formatura da América Latina (PUC-Direito). E um dos cases de sucesso desse evento foi a inclusão de 100% dos bolsistas na celebração.

A equipe viabilizou a participação de 61 bolsistas, sendo que 18 deles tiveram a cobertura integral do pacote de formando, ou seja, participaram da festa sem arcar com qualquer custo.

“Estamos orgulhosos em levar políticas de inclusão, empatia e sustentabilidade para os mais jovens, principalmente em ações como essa”, comenta o CEO da Feel Alive, Tiago Favaro.

A gerente de Marketing da Feel Alive, Bruna Alves, complementa que a busca não apenas para criar ambientes de trabalho mais acolhedores, mas também agregar valor aos negócios de seus clientes com atração e retenção de talentos, melhora na reputação da marca, inovação, criatividade, resiliência e adaptabilidade.

“O projeto é uma forma de promover o sucesso da empresa e a sustentabilidade a longo prazo”, finaliza Alves.