A chegada de turistas internacionais no Rio de Janeiro (RJ) deve crescer 27,3%, considerando a semana do show da cantora norte-americana Madonna.
O aumento na entrada de visitantes de outros países é um comparativo com o mesmo período de 2023, conforme aponta a Embratur.
A Rainha do Pop se apresentará no dia 4 de maio, na praia de Copacabana, às 21h30. O show tem duração prevista de cerca de duas horas. A performance da artista no Brasil será a única em toda a América do Sul.
A expectativa é que mais de 1 milhão de espectadores compareçam à orla carioca para ter ao menos um vislumbre da diva.
No momento, há o registro de quase 7.500 bilhetes aéreos emitidos de outros países do mundo com chegada no Brasil pelo Rio. Os dados são da plataforma Forward Keys.
Os principais países emissores são a Argentina, com um aumento de 20,4%, o Chile, com crescimento de 14,1%, os Estados Unidos, com 12,7%, a França, com 11%, e o Reino Unido, com 6,4%.
O crescimento registrado no Rio de Janeiro é quase quatro vezes maior que a média de todos os aeroportos brasileiros que recebem voos internacionais para o período, que é de 7,1%.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a vocação da Cidade Maravilhosa e do estado do Rio de Janeiro para receber grandes eventos.
“O Rio é uma das vitrines do Brasil. É uma capital importante de um estado muito importante, e que é, por si só, internacional”, disse Freixo.
“E isso é fundamental para alavancar o turismo no país inteiro e construirmos o Brasil e o Rio que queremos para o futuro, com alegria, sustentabilidade e geração de emprego e renda”, completou.
Freixo relembrou que o Rio de Janeiro conta com grande experiência em receber grandes eventos, seja de cultura, de esporte ou de política internacional.
“Em 2024, além do show da Madonna, teremos a Cúpula do G-20, por exemplo. E tivemos, também, o show da Taylor Swift e o Carnaval carioca”, completou.
Outro número que corrobora o aumento da procura de turistas internacionais pelo Rio na semana do show de Madonna é o divulgado pelo Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio).
A expectativa é que a ocupação hoteleira da cidade chegue a 100%. Em períodos normais, esse número é de 70%.