Anuga Select Brazil 2024 celebra recorde de marcas expositoras

Anúncio ABIMAD39

Em 2024, a Anuga Select Brazil se destacou por sua dimensão, pela pluralidade e pela geração de negócios. Foram 500 marcas expositoras, 25 pavilhões internacionais e 16 nacionais.

A feira trouxe ainda 125 horas de conteúdo, entre painéis e palestras, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas atraiu mais de 15 mil visitantes em apenas três dias.

O evento, que aconteceu no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de abril, contou ainda com os espaços já tradicionais, como:

– Expo Supermercados, dedicada ao mercado supermercadista; o Encontro Abrasel SP-Esbre, voltado a bares e restaurantes; e o Vegan Experience, para produtos veganos.

Anúncio

Eles se somaram novas atrações, como o Expo Azeite e o Halal Zone – com serviços e networking para destrinchar um mercado no qual o Brasil já se sobressai.

A StartUp Zone e o Espaço Descobertas, para marcas em ascensão, também se fizeram presentes.

De acordo com a Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, as marcas expositoras internacionais vieram de mais de 25 países diferentes e as nacionais de todas as regiões do Brasil.

“Diversas, inovadoras e plurais, elas são um reflexo das novas preferências e da complexidade do consumidor moderno”, afirma Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil.

“A Anuga se orgulha por ser uma feira para empresas de todos os portes e, em especial, para a pequena e média indústria, que só precisa de uma oportunidade para crescer e prosperar”, completa.

A 5ª edição da Anuga Select Brazil foi especial também em função do ano de sua realização. Em 2024, a Koelnmesse, a principal promotora de eventos da Alemanha, completa cem anos de história.

O cônsul da Alemanha em São Paulo, Joseph Weiss, compareceu à cerimônia de abertura para parabenizar a companhia por esse feito.

Por falar em abertura, além de Weiss, compareceram à cerimônia:

– O presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana; o secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Pedrosa;

– A presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá; e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, entre outros.

 “Estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia, durante a solenidade.

Ele convidou todos a conhecerem a região, e exaltou sua crescente produção de alimentos e energia, mesmo mantendo 60% do território preservado. Rondônia é o primeiro “Partner State” – Estado Parceiro, em português – da feira.

Esse programa, idealizado pela Koelnmesse Brasil, prevê que a cada edição os produtos, novidades e tendências de um determinado estado no Brasil terão espaço privilegiado.

DE OLHO NO ESG

A indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 1,2 trilhão no Brasil, segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o que representa 10,8% do PIB do país.

É também o segmento que mais emprega no país, com 2 milhões de trabalhadores diretos. “O mercado cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, diz Piatetzky.

“Mais do que um evento, a Anuga se posiciona como um hub de oportunidades, negócios e conhecimento, sem perder de vista a sustentabilidade”, acrescenta.

Duas ações, vinculadas ao pilar do ESG foram preparadas especialmente para a edição 2024 da feira. Logo no primeiro dia do evento, foi lançada a segunda fase da campanha Crie Esse Hábito, que estimula a população a separar e descartar as embalagens corretamente.

Trata-se de um movimento protagonizado pela Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), em conjunto com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e o Ministério do Meio Ambiente.

Outro projeto de destaque é o Sesc Mesa Brasil, pelo segundo ano consecutivo parceiro social da Anuga. Trata-se do maior programa nacional de combate ao desperdício de alimentos e à fome do país.

Só no ano passado ele distribuiu 48 milhões de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.

RODADA DE NEGÓCIOS

Como esperado, as rodadas de negócios proporcionadas pela Anuga abriram um novo campo de possibilidades para as empresas participantes.

Cerca de 40 compradores, sendo 13 internacionais, compareceram para receber expositores em suas mesas de e fecharem parcerias para o desenvolvimento e o crescimento do setor alimentício.

 Com hora marcada e uma análise prévia de perfil para o “match” perfeito, os expositores tiveram a chance de mostrar seus produtos para compradores de países como:

– Portugal, China, África do Sul, Canadá, França e Uruguai, além de redes de supermercados e varejistas dos quatro cantos do país.

“A novidade da Mega Rodada deste ano, além da quantidade de compradores internacionais, é a aliança estratégica com a Apex”, afirma Giovanni Leonardo, analista da Broggini Partners e responsável pela organização da atração.

“O resultado até superou nossas expectativas: foram promovidas por volta de 2 mil reuniões nos três dias de feira”, finaliza.

A 6ª edição da Anuga Select Brazil já está confirmada para 2025, entre os dias 8 e 10, no Distrito Anhembi.