Joinville Matsuri arrecadou 4 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul

Anúncio ABIMAD39

Um final de semana de total imersão na cultura japonesa, com muita música, dança, diversão, gastronomia e entretenimento para toda a família.

Assim foi o Joinville Matsuri 2024, que aconteceu de 3 a 5 de maio, no Expocentro Edmundo Dobrawa. O evento estreou na cidade mais populosa de Santa Catarina com sucesso de público.

Durante o final de semana foram cerca de 21 mil visitantes que puderam conhecer mais sobre a cultura japonesa, apreciar a arte, comprar produtos diversificados e saborear a culinária oriental.

Para Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa realizadora do Joinville Matsuri, o evento cumpriu seu objetivo e foi além do esperado pelos organizadores.

Anúncio

“O Joinville Matsuri 2024 foi muito positivo e superou as nossas expectativas em relação ao público. Entregamos o que propusemos, trazendo os principais nomes do meio artístico e cultural da comunidade japonesa no Brasil”, aponta.

“O joinvilense é muito receptivo. Ficamos muito contentes e com a certeza de que em 2025 haverá uma nova edição, possivelmente também no mês de maio”, completa Takao Sato.

A presença e o entusiasmo do público também surpreenderam o presidente da Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), Mario Sato.

Para ele, os desafios em realizar um evento inédito em Joinville, foram recompensados com a satisfação alegria e participação dos visitantes.

“Tivemos um evento para a família, onde todos puderam participar com aprendizado, cultura e, principalmente, diversão e a alegria”, comemora Mario Sato.

Durante toda a programação, o palco cultural do Joinville Matsuri 2024 reuniu grande público atraído pelas diferentes atrações de música e dança.

Mostrando a essência da cultura japonesa, nomes consagrados da música tradicional estiveram presentes, como a cantora Karen Ito; e o cantor Joe Hirata, campeão do maior concurso amador da canção japonesa.

Os ritmos marcantes dos tradicionais tambores japoneses, os Taikôs, também contagiaram a plateia.

Na dança, artistas como a bailarina Clarice Matsunaga, ex-aluna da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, encantaram o público.

Outro destaque do Joinville Matsuri 2024 foram os desfiles e concursos de cosplays, que aconteceram no sábado e domingo com a participação de aproximadamente 100 candidatos.

Além de curtir as atrações artísticas e culturais, o público do Joinville Matsuri 2024 pode saborear autênticos pratos da gastronomia japonesa.

Ainda: levar para casa produtos como acessórios, livros, mangas, cosméticos, brinquedos, guloseimas e ingredientes culinários comercializados pelos mais de 50 expositores.

Assim como os visitantes, o evento também surpreendeu os expositores que comemoraram o sucesso de vendas e a hospitalidade do público de Joinville e região.

Outro ponto forte do Joinville Matsuri 2024 foi a experiência. De forma gratuita, o público teve a oportunidade de praticar a cultura japonesa com workshops culturais de origami, mangá, oshibana, ikebana, bonsai, furoshiki e pixel art.

SOLIDARIEDADE AOS IRMÃOS GAÚCHOS

Ao mesmo tempo em que levou alegria e diversão para o grande público, o Joinville Matsuri cumpriu seu papel de cidadania.

Com a doação de um quilo de alimento não perecível como ingresso solidário, o evento arrecadou 4 toneladas de donativos que foram destinados às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Os alimentos foram recolhidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville que está fazendo o transporte de donativos arrecadados em diversos pontos da cidade, para o estado vizinho. 

“Além de demonstrar seu perfil acolhedor recebendo o Joinville Matsuri com tanto carinho, o público joinvilense também comprovou seu lado humano e solidário colaborando com o povo gaúcho que tanto sofre neste momento de calamidade”, reforça Takao.

“Só temos a agradecer por todo carinho e hospitalidade que fizeram do nosso evento um grande sucesso”, finaliza.