Futurecom 2024 traz como novidade a transformação do Future Cyber em congresso

Anúncio

A FUTURECOM, maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, será realizado de 8 a 10 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo.

O tema central da 24ª edição “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”. E será um evento repleto de conteúdo.

Para essa edição serão 9 palcos, 4 arenas e 5 auditórios de congresso, sendo que a grande novidade será o Future Cyber, que se torna um congresso e ganha uma área dedicada.

A novidade acontece sob a curadoria da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). Serão três dias de debates sobre as melhores práticas aplicadas a diferentes verticais.

Anúncio

O Congresso Futurecom terá três palcos dedicados a TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), conteúdos imersivos, ecossistema disruptivo e muita troca de conhecimento em trilhas que passarão por setores como:

– Mineração e utilities, agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.

Nesta edição, o Future Congress será dividido em três blocos. O primeiro é Política e Regulação, que abordará, entre outros temas:

– Postes, antenas, compartilhamento e o mercado ótico de BL; o “novo PGMC” e a nova regulação para o Serviço Limitado Privado (SLP); espectro 700MHz e 26GHz (obrigações e oportunidades);

– Espectro 6GHz (Wi-Fi e 3GPP), cabos submarinos, Marco Regulatório de IA, redes neutras e nova industrialização;

Já o bloco Tecnologias e Tendências trará para o debate:

– Redes privativas e Network Slicing; IA Generativa, Deep Learning e redes neurais; IoT e AIoT; Cloud, Fog e Edge Computing; rentabilização e monetização com o 5G;

– Computação quântica, Web 5.0, redes ópticas e submarinas; infraestrutura de redes, Open RAN, Open AI, Data Science e Big Data, Gêmeos Digitais, VR, MR, AR, XR e BIM;

Por fim, o Aplicações e Mercados traz soluções para diferentes verticais, soluções de missão crítica, estratégias data driven para rastreabilidade e ainda:

 -Segurança e monitoramento; transição energética, ESG no mercado TIC; tecnologias habilitadas por IA Generativa, conectividade remota e transformação digital no agronegócio.

A 24ª edição vai conectar cerca de 32 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição.

A expectativa é superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 200 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil m².

O Futurecom 2024 repetirá esse ano a parceria com a MCIO Brasil e contará o espaço Mulheres Conectadas.

Juntamente com a Distrito, o evento terá o Espaço IA, tecnologia que certamente permeará a maioria das discussões tanto no Congresso, nas arenas e exposição.

Segundo Gustavo Araujo, cofundador da Distrito e que participou desse encontro do Futurecom, as inovações disruptivas vão crescer de US$ 19 trilhões, em 2023, para US$ 220 trilhões em 2030, sendo que a maior parte dos investimentos será em Inteligência Artificial.

“A IA Generativa é a tecnologia de mais rápida adoção que já vivenciamos”, destacou Araujo.

Para este ano ficaram definidos como macro temas:

• Soluções de Missão Crítica, IoT, AIoT e RPA

• Digital Twins e BIM

• Governança e Cidadania

• Smart Cities

• E-gov, e-cidadão, identidade digital

• Identificação digital, token, blockchain e biometria

• AI, GenAI, Machine Learning, Deep Learning e Cibersegurança

• Educação conectada

• Transição energética: Renewable Sources, Power Saving, NetZero e Economia Circular

• Conectividade Remota e Transformação Digital

De acordo com Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, a IA vem causando uma revolução sem precedentes.

“Estamos no caminho da evolução para uma sociedade mais inclusiva e eficiente, impulsionada pela digitalização”, afirma Hermano.

“Esse movimento não tem volta e será amplamente discutido nesta edição do Futurecom, que promete ser recorde em número de visitantes e marcas expositoras”, conclui.

Serviço:

Data: 8, 9 e 10 de outubro

Local: São Paulo Expo

Site: www.futurecom.com.br