A última semana de junho foi um marco para o mercado de tecnologia e inovação em Minas Gerais com a BH Tech Week.
Inúmeras iniciativas mostraram o poder do ecossistema na capital mineira, com destaque para a segunda edição do Minas Summit, que se consolida como um dos mais importantes eventos de inovação corporativa do país.
Realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte, o grande encontro da atual cena inovadora reuniu cerca de 10 mil pessoas.
Ao todo foram mais de 1.500 startups envolvidas, 300 painelistas e 80 horas de conteúdo, uma conexão entre empresas mineiras, nacionais e internacionais que deve gerar mais de R$ 50 milhões em negócios.
O Minas Summit é uma realização do Grupo FCJ, do Órbi Conecta e do San Pedro Valley, com uma rede de patrocinadores que apostam no setor e seu poder transformador da economia brasileira.
“Tivemos representantes de todos os estados brasileiros, assim como comitivas de Dubai, Israel, Estados Unidos, Irlanda, Chile e Inglaterra, para participar das ricas discussões que promovemos”, celebra a CEO do Órbi Conecta, Dany Carvalho.
“Chegamos ao final do Minas Summit com a sensação de dever cumprido e corações cheios de orgulho. O evento superou todas as nossas expectativas, colocando Minas Gerais no mapa dos grandes eventos de inovação do Brasil”, acrescenta Paulo Justino, CEO da FCJ.
O evento foi o escolhido pelo Governo de Minas para o anúncio de mais de R$ 1 bilhão de investimento nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação até 2026, comunicado pelo próprio governador do estado, Romeu Zema.
público também conferiu o lançamento e assinatura da nova plataforma de negócios do Agro Brasileiro pelo Ministério da Agricultura, com a presença do coordenador geral de Inovação do Ministério da Agricultura, César Teles; assim como o lançamento do Manifesto em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ecossistema Mineiro.
Com auditório lotado, Berthier Ribeiro Neto, diretor sênior de engenharia do Google, abordou a trajetória da gigante da tecnologia em Minas e no Brasil, desde 2005.
Startups consolidadas também compartilharam suas jornadas de sucesso, como os relatos de:
– Mônica Hauck, fundadora e CEO da startup Sólides; Rodrigo Cartacho, fundador da Sympla; Daniel Costa, fundador da startup Blip; e Pedro Vasconcellos, cofundador da Woba.
Seguindo a tendência atual, as perspectivas sobre Inteligência Artificial estiveram na boca do povo e nos palcos do evento.
Além disso, alguns nomes mostraram que a inovação fura bolhas e está em todos os segmentos, seja no esporte, como mostrou a head de inovação do Atlético Mineiro, Débora Saldanha; ou na cultura, como Henrique Portugal, ex-tecladista do Skank, contou no case “Carregador de Piano”.
A 2ª edição do Minas Summit coloca o estado no calendário de eventos imperdíveis da inovação no Brasil.
Em 2023, a estreia já havia ultrapassado as expectativas ao alcançar mais de 4 mil participantes, mais de 100 palestrantes e painelistas, mais de 900 startups e mais de 20 horas de conteúdo.
Crédito da imagem: BS Fotografia