Messe Friedrichshafen celebra o presente se preparando para o futuro

Anúncio

Após anos turbulentos, a alemã Messe Friedrichshafen GmbH está novamente no caminho certo no seu 75º aniversário, com um resultado anual de 2023 positivo.

Com 11 feiras próprias e 18 feiras de terceiros, além de 17 eventos e reuniões corporativas, a empresa do Lago de Constança alcançou uma receita de 20,4 milhões de euros (2022: 11,9 milhões de euros).

O resultado anual é positivo, com 201.000 euros, e até permitiu um pagamento de aluguel para a empresa proprietária Internationale Bodenseemesse GmbH.

A Messe Friedrichshafen GmbH opera doze pavilhões de exposições que somam 85.000 m² de área expositiva em seu centro de eventos, além de duas áreas ao ar livre no pátio interno com 15.500 m² e o Static Display com 20.000 m².

Anúncio

O principal acionista, com 50% das ações, é a cidade de Friedrichshafen. Proprietária do centro de exposições é a Internationale Bodenseemesse GmbH, da qual a cidade de Friedrichshafen detém cerca de 93%.

O ano de 2023 foi o primeiro ano completo de eventos após a pandemia, em que o negócio de feiras pôde ser ativado em toda a sua diversidade com formatos estabelecidos e novos.

Para o período de longa data da Eurobike, a Messe Friedrichshafen conseguiu trazer uma nova atração para o Lago de Constança: em setembro de 2023, ocorreu a “Americana”, a maior feira de equitação e cultura ocidental da Europa, que atraiu 47.200 fãs de cavalos logo de início.

No total, no último ano fiscal, cerca de 558.000 visitantes e 7.900 empresas expositoras de mais de 60 nações estiveram no centro de exposições.

“Esses números sublinham de forma impressionante a importância econômica da Messe Friedrichshafen para a cidade, a região do Lago de Constança e além”, celebrou o diretor-geral da feira, Klaus Wellmann.

VISÃO NA SUBSIDIÁRIA FAIRNAMIC

A joint venture fairnamic GmbH, fundado em 2021 pela empresa e a Messe Frankfurt, continua a ser muito bem-sucedido.

A Eurobike está se desenvolvendo como a principal feira mundial em Frankfurt em um nível alto, e o mesmo vale para a exposição internacional de aviação AERO em Friedrichshafen.

“Ambos os formatos conduzidos pelo joint-venture tiveram edições recentes fortes e têm perspectivas excelentes”, relata Stefan Mittag, chefe de finanças da Messe Friedrichshafen e co-CEO da fairnamic GmbH.

Ele destaca o papel especial que a fairnamic desempenha no resultado financeiro da Messe Friedrichshafen.

“Além das distribuições de lucros planejadas a partir de 2023, a AERO como evento de terceiros também faz uma contribuição positiva significativa”, explica Stefan Mittag.

Além disso, a Messe Friedrichshafen fornece amplos serviços para a fairnamic GmbH e oferece escritórios para a subsidiária localizada no centro de exposições.

“Até agora, estamos tendo um ano de eventos bem-sucedido, as locações e a participação estão em muitos níveis no nível pré-Covid. No entanto, os impactos dos desenvolvimentos econômicos globais e políticos continuam a ser sentidos”, destacou Klaus Wellmann.

“O negócio de feiras é complexo e as exigências do mercado requerem um aumento no esforço de pessoal. Ainda assim, esperamos um desenvolvimento positivo contínuo da indústria de eventos e estamos confiantes – pois as decisões estratégicas certas para a Messe Friedrichshafen foram tomadas”, finalizou.