Congressos médicos geram impacto de seis milhões de euros no FYCMA no 1º semestre

Anúncio

O FYCMA (Palácio de Feiras e Congressos de Málaga), da Prefeitura de Málaga, acaba de encerrar sua primeira temporada alta de congressos médico-sanitários do ano com meia dúzia de grandes eventos que atraíram cerca de 6.000 profissionais.

Eles geraram um impacto econômico estimado em mais de seis milhões de euros em conceitos como hospedagem, alimentação, lazer e deslocamentos, segundo critérios do Spain Convention Bureau.

Assim, de janeiro a junho deste ano, o FYCMA abrigou os respectivos congressos da Sociedade Espanhola de Odontologia Digital e Novas Tecnologias (SOCE), Sociedade Espanhola de Medicina Estética (SEME) – que é realizada de forma fixa em Málaga desde 2014 -, Sociedade Espanhola de Neurocirurgia (SENEC), o congresso espanhol e ibero-americano de Saúde Ambiental (SESA), Sociedade Espanhola de Coluna Vertebral (GEER) e Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia (SEGG).

A venue de Málaga tornou-se um dos principais destinos para esse tipo de encontro por dispor de instalações e equipamentos específicos muito procurados pelos organizadores.

Anúncio

Assim, o FYCMA foi o primeiro palácio de congressos da Espanha a obter autorização para abrigar intervenções de cirurgia menor ambulatorial, o recinto andaluz pioneiro a ser declarado zona cardioasegurada e, recentemente, ampliou sua cadeia de acessibilidade incorporando um banheiro adaptado para pessoas ostomizadas.

Vale lembrar que os congressos médico-sanitários constituem uma tipologia de evento muito interessante do ponto de vista dos destinos devido à sua maior duração – os congressos mencionados tiveram uma estadia média de três dias – e ao perfil dos participantes, com maior capacidade aquisitiva e alto poder de prescrição.

Nesse sentido, o Spain Convention Bureau estima que o gasto médio diário dos congressistas supera os 350 euros diários, triplicando o do turista que se desloca por motivos de lazer.

A partir de setembro, com a reativação da programação de encontros profissionais do FYCMA, será a vez de novos congressos dessa área, com a realização dos encontros anuais da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL) e da Sociedade Espanhola de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outros.