A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro(CBL) e organizada pela RX, acontece entre os dias 06 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi.
O conceito criativo deste ano destaca o poder transformador do livro. Com a assinatura “Quem lê faz grandes amigos”, a campanha ratifica que os livros não apenas fazem companhia.
E sim que eles também aproximam os leitores de outras pessoas, conectando gerações, experiências, fortalecendo laços e promovendo enriquecimento cultural.
“Os livros não são apenas companheiros fiéis, mas um amplo universo literário que tem o poder de aproximar leitores, abraçando todas as pessoas independentemente do gênero, idade e origem”, afirma a presidente da CBL, Sevani Matos.
“E a Bienal do Livro de SP reflete isso com uma programação totalmente focada na diversidade e pluralidade”, completa a executiva que também adiantou as atrações do evento.
Entre as novidades, está o retorno ao Distrito Anhembi, o Espaço Educação e o Espaço Entrevistas By Skeelo, um podcast que será apresentado por influenciadores.
No total, serão 75 mil m² (aumento de 15% em relação a 2022) e 17.267 mil m² ocupados comercialmente, o que representa um aumento de 45,20% em relação à última edição.
Com 100% dos espaços ocupados e com 227 expositores confirmados, o evento receberá selos editoriais de todos os gêneros literários e ampla e variada programação.
Ainda: parceria cultural do Sesc São Paulo em parte da curadoria do Salão de Ideias e no Praça de Histórias e Praça da Palavra – BiblioSesc.
Serão mais de 2.000 horas de programação cultural e 13 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário. “Estarão à disposição do público aproximadamente 3,5 milhões de livros”, diz Sevani Matos.
Segundo ela, a programação diversa busca trazer temas atuais e que despertem a atenção de todos os públicos e gostos. A Bienal do Livro é um evento multicultural, pois une, além de literatura, conhecimento, entretenimento e inovação.
Sucesso na última edição, o cashback está de volta: os visitantes que comprarem o ingresso no valor integral de R$ 35,00 terão cashback de R$15,00.
Já os pagantes de meia entrada, no valor de R$17,50, terão um retorno de cashback de R$ 10,00. Essa ação é válida somente para quem adquirir ingressos até o dia 05/09.
“A compra do ingresso online garante o resgate de parte do valor para ser usado em compras nos estandes dos expositores durante o evento. Um benefício para o visitante e também para os expositores”, diz Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX.
A presidente da CBL complementa: “Ele permite que parte do valor retorne ao visitante, que deve usá-lo em compras de livros nos estandes dos expositores durante o evento”, explica.
Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação estão confirmados 683 autores nacionais, e 33 autores internacionais.
Os autores nacionais representam 95% da programação, o que vem ao encontro do objetivo da Bienal do Livro que é dar visibilidade aos autores nacionais.
O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural by Paper Excellence. A partir de 09/08, começarão a ser distribuídas as senhas online para as retiradas de autógrafos da Arena.
NEGÓCIOS
Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal do Livro criou sua história não só na área de entretenimento, mas no campo dos negócios.
Por isso, o evento abrigará importantes iniciativas para profissionais do setor, como a 5°Jornada Profissional, que acontece entre os dias 4 e 5 de setembro, no Distrito Anhembi.
A jornada consiste em rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas.
Trata-se de uma realização da CBL, através do Brazilian Publishers, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o intuito de promover o setor editorial brasileiro no mercado global.
Na última edição foram realizadas mais de 320 reuniões entre as 45 empresas participantes, que resultaram em mais de US$ 700 mil em novos negócios para as editoras participantes.
Este ano a Jornada contará com a participação de 62 empresas, entre brasileiros e estrangeiros. Entre os internacionais, estão confirmados editores da:
– Colômbia, Argentina, Itália, Turquia, Peru, Espanha e Chile, totalizando 11 empresas; além de uma comitiva do Canadá com 10 editores.
Além da Jornada Profissional, há também o Papo de Mercado, espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor.
A Colômbia é o convidado de honra e estará presente com uma área de 300 m² dentro da Bienal do Livro de SP, com a participação de mais de 17 autores.
O Embaixador da República da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, destaca que a participação da Colômbia no evento coincide com a celebração do 100º aniversário da La vorágine, obra do escritor colombiano José Eustasio Rivera, publicada em 1924 e considerada um clássico da literatura colombiana e latino americana.
De crianças a adultos, com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro contará com 13 espaços culturais.
A programação completa do evento pode ser acessada pelo link: https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/programacao-cultural.html
SERVIÇO:
Data:6 a 15 de setembro de 2024
Horário: Dias 06/09 e de 09 a 13/09 – 9h às 22h; Dias 07, 08 e 14/09 das 10h às 22h; Dia 15/09 das 10h às 21h;
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Rua Olavo Fontoura, 1209 | Santana | São Paulo
Ingressos: http://www.bienaldolivrosp.com.br 2ª feira a Domingo: R$ 35,00 e R$17,50 (meia entrada) Meia-entrada: Estudantes.
Crédito da imagem: Elisangela Borges