Divecon – Festival de Economia Criativa de PcDs e Raros será em outubro

Anúncio ABIMAD39

O Brasil tem mais de 18 milhões de Pessoas com Deficiência e cerca de 13 milhões com alguma condição rara de saúde, segundo dados do IBGE divulgados em 2022.

Ainda segundo o IBGE, analisando a inserção no mercado de trabalho, o nível de ocupação é de 26,6% entre as pessoas com deficiência, contra 60,7% entre a população brasileira total.

O Divecon, Festival de Economia Criativa de PcDs e Raros de Osasco, foi criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo; a formação de coletivos sociais anticapacitistas;

Também: contribuir com a geração de renda da comunidade PcD de Osasco e região; e apoiar o surgimento de novos empreendedores com deficiência e doenças raras por meio da educação e conscientização com palestras e oficinas.

Anúncio

O Festival é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco. E a produção está sob responsabilidade da Tudo Sobre Inclusão Consultoria, dirigida por Cristiane Mayworm, mãe atípica, consultora e produtora cultural; Renata Poskus Eventos e Comunicação e Vilma Queiroz Produções Culturais. 

Cristiane Mayworm declara que “ainda não existem ações ou eventos 100% inclusivos, e como mãe atípica que estuda e acompanha o tema da Inclusão há bastante tempo, pensei em um evento que seja o mais inclusivo possível para PcDs, Raros e suas famílias e redes de apoio através da acessibilidade, da conscientização, da empatia na comunicação, da arte, da cultura e da economia criativa”.

E completa: “o Brasil conta com leis para que pessoas com deficiência sejam integradas no mercado de trabalho formal, no entanto as políticas públicas ainda são insuficientes para absorver os inúmeros talentos das PcDs e muitos jovens com deficiência possuem aptidões que são natas e desenvolvidas para a arte e o microempreendedorismo criativo e cultural é uma oportunidade de extravasar talentos e construir independência econômica e autonomia”. 

O Divecon contará com programação totalmente gratuita tanto no espaço expositivo com 20 microempreendedores locais com Deficiência ou Doença Rara; Oficinas de artesanato e gastronomia; palestras e case de sucesso; além de um Pocket Show e palestra motivacional com o músico, cantor, compositor e multi-instrumentista Douglas Dôdi. 

Confira a programação completa:

Feira de Economia Criativa – Das 11h às 20h com 20 microempreendedores PcDs e Raros apresentando seus trabalhos para o público 

Palestra: Economia Criativa para o Empreendedorismo Feminino 

Palestrante: Grace Silva Santos Mori

Das 11h às 12h30 

Mulher preta, empreendedora social, diagnosticada com uma doença rara, a síndrome antissintetase. Formada Tecnóloga em RH, Economia e Moda Inclusiva. Grace Silva Santos Mori fez o figurino de “Lisbela e o Prisioneiro”, que contou com pessoas com Síndrome de Down/T21 no elenco, em parceria com o Instituto Movimentarte. Falará sobre empreendedorismo feminino. 

Oficina: Gastronomia – compotas em conserva

Oficineira: Eneida Mara Bettoni

Das 14h às 16h

Advogada, bancária, mulher aposentada com epilepsia, ensinará a arte da gastronomia como forma de sustentabilidade econômica familiar como uma forma criativa para confecção e comércio de compotas de conservas de legumes. 

Oficina: Confecção de Acessórios (colares e pulseiras)

Oficineira: Giovanna Massera

Das 16h às 18h 

Mulher preta, com lúpus, com síndrome de Cushing (condição Rara), Giovanna Massera é produtora de moda desde 2023, modelo inclusiva e criadora de conteúdo. A oficina no evento será de Acessórios (Colares e pulseiras). Ela já atuou como stylist da ex-BBB Raquele Cardozo.  

Palestra e Pocket Show Musical

Artista: Douglas Jericó – Dôdi

Das 19h às 20h

Músico, cantor,compositor e multi-instrumentista Douglas Dôdi é tetraplégico e palestrante motivacional reconhecido desde 2010. Contará sobre sua carreira com deficiência no universo da música fechando a programação com um Pocket Show.  

A comunicação e a linguagem utilizadas serão acessíveis, com intérpretes de LIBRAS, tátil e audiodescritores para traduzir imagens e ações em palavras, além de monitores especializados em atendimento e atenção ao público conforme especifidades e necessidades especiais.   

SERVIÇO 

Data: 19/10/24 (sábado)

Horário: das 11h às 20h

Local: Escola de Artes César Antônio Salvi 

Rua: Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 – Centro, Osasco/SP

Entrada gratuita e livre / Local com acessibilidade / Intérpretes de LIBRAS e monitores especializados em atendimento a PcDs e Raros.