Expo Hospital 2024 abriga o II Simpósio de Transição de Cuidados

Anúncio

A Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição (ABRAHCT) realizará, no dia 26 de setembro, em Belo Horizonte, o II Simpósio de Transição de Cuidados.

O evento acontecerá conjuntamente à Expo Hospital 2024, uma das principais feiras hospitalares da América Latina, e visa consolidar o conceito de transição de cuidados.

Ainda: enfatiza a importância de uma gestão eficaz da continuidade do atendimento em diferentes níveis de atenção à saúde.

O simpósio discutirá como a continuidade do cuidado pode melhorar resultados clínicos, qualidade de vida dos pacientes e a sustentabilidade do sistema de saúde diante da crise financeira atual.

Anúncio

“A transição de cuidados não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para um sistema de saúde mais eficiente e sustentável”, afirma Dra. Fabiola Melo, Conselheira ABRAHCT e Diretora Médica da Clínica São Genaro (SP).

Especialistas e gestores de saúde, entre outros, compartilharão insights sobre os desafios e oportunidades na implementação e gestão das unidades de transição.

A inovação e a busca por melhorias contínuas serão temas centrais, com foco no desenvolvimento dessa área emergente.

Segundo Dr. Lucas Frechiani, Conselheiro ABRAHCT e Diretor da Clínica Serenity (ES), explorar novas possibilidades é fundamental para integrar e otimizar cada etapa do atendimento ao paciente.

Iniciando a programação, a mesa sobre Regulamentação: Estruturação de Serviços de Transição de Cuidados, trará as palestras Regulamentação e Implementação de Serviços de Transição – Panorama no Brasil; Experiências e Contribuições da Transição de Cuidados no Setor Público; e A transição de cuidados na saúde suplementar.

O simpósio buscará fortalecer a colaboração entre setores público e privado, essencial para a aplicação bem-sucedida das políticas de transição de cuidados e para aprimorar a rede de saúde no Brasil.

A interação é indispensável para construir um sistema mais robusto e inclusivo.

No caso da transição de cuidados no contexto da saúde suplementar, a proposta será uma análise sob a perspectiva das operadoras de saúde e do setor privado. Anteriormente, os modelos de remuneração eram semelhantes aos dos hospitais gerais e vistos como complementares.

“Hoje, há uma diferenciação nas negociações e critérios, indicando uma mudança na caracterização. Vamos explorar a visão da saúde suplementar sobre a transição de cuidados, considerando o contexto regulatório e a incorporação dos serviços no setor privado”, esclarece Dra. Fabiola Melo.

Após um intervalo, a agenda retorna com a segunda mesa sobre:

– Linhas de Cuidados, Estratégias Terapêuticas e impacto financeiro da Transição de Cuidados, com palestras sobre Linhas de Cuidados Estratégicas em Reabilitação para Pessoas com Fragilidade Clínica e Funcional – Resultados e estratégias;

– O Cuidado Paliativo e Integração de Serviços Visando Melhorar a Qualidade Assistencial; e Impacto Econômico da Transição de Cuidados na Saúde.

Ao abordar as estratégias de reabilitação para pacientes com fragilidade clínica e funcional, se utilizará como case a Unimed Belo Horizonte, sob nova gestão, que integra a transição em suas linhas de atendimento, especialmente para pacientes com AVC.

 Frechiani, destaca que é primordial garantir uma transição eficiente entre diferentes níveis, como alta complexidade, unidades de transição e atenção domiciliar, para proporcionar uma jornada de cuidado mais clara e eficaz.

A realização simultânea do II Simpósio de Transição de Cuidados e da Expo Hospital oferece uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e aplicação prática das ideias discutidas.

O evento também promove networking, permitindo que os participantes interajam com líderes da indústria de saúde presentes na feira, o que pode gerar novas parcerias e projetos essenciais para o avanço da transição de cuidados no Brasil.

Apesar do nome, a Expo Hospital abrange todo o mercado de saúde, incluindo operadoras, profissionais autônomos e setores públicos, como secretarias de saúde.

“É uma oportunidade para divulgar o conceito de transição de cuidados para diversos públicos e setores, promovendo debates e destacando a importância desse segmento para a sociedade”, afirma.

“A missão da ABRAHCT é disseminar o conceito de hospitais e clínicas de transição e evidenciar a necessidade de sistemas específicos para gerenciar esses serviços”, conclui.

SERVIÇO:

II Simpósio de Transição de Cuidados

Dia 26 de setembro

Onde: Expo Hospital, no Expominas, em Belo Horizonte/MG

Mais informações: https://abrahct.org.br/