Mr. Olympia Brasil Expo 2024 será espelho do crescimento da indústria de nutrição esportiva

Anúncio

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o crescimento do mercado de nutrição esportiva será de pelo menos 9,6% até 2027.

Esse dado ajuda a explicar por que a maior feira do país voltada para esse segmento, a Mr. Olympia Brasil Expo, bate recordes de visibilidade a cada ano.

A edição de 2023, no Pro Magno Centro de Eventos, teve mais de 23 mil visitantes, 60 expositores e 2.250 lojistas, fazendo com que as transações comerciais ultrapassem a marca de 100 milhões de reais.

Esse ano, o evento, organizado pela Savaget Group, em parceria com a Musclecontest, e que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, muda de casa justamente para comportar mais expositores e, claro, visitantes.

Anúncio

Há menos de dois meses da abertura, quase todos os espaços da feira já foram vendidos, conforme explica Ana Paula Graziano Leal, CEO da Savaget.

“Crescemos 12% em 2023 e acredito que podemos superar essa meta na edição 2024, tendo em vista a busca constante por hábitos saudáveis, que passam pela nutrição esportiva e que não é uma tendência apenas entre praticantes de exercícios físicos”, afirma.

De fato, a busca pela suplementação, que deixou de ser algo exclusivo a atletas ou adeptos da musculação, turbina esse mercado, segundo Thays Pomini, nutricionista de São Paulo.

“É evidente que todo o esforço exige uma demanda maior de nutrientes que, por uma questão de praticidade, podem ser obtidos através da suplementação, visando a quantidade ideal para cada pessoa, que as refeições não conseguem mais suprir”, diz.

“Mas temos que considerar outros aspectos, que não estão relacionados à prática de exercícios físicos ou à estética”, completa Pomini.

A necessidade de ômega 3, por exemplo, importante para a saúde de uma maneira geral, inclusive ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, dificilmente é obtida através da alimentação.

Para se ter ideia, seria preciso comer muito peixe de água fria e profunda para atingir os níveis essenciais desse nutriente.

Imagine como seria igualmente difícil para quem fica o dia fora de casa, esportistas ou não, ter que consumir toda proteína necessária, se não fosse a ajuda de suplementos como whey protein.

Não deixando de lado crianças e adolescentes, que não conseguem suprir essa necessidade através das refeições.

“O consumo de proteínas por idosos, que precisam manter a massa muscular, que se perde com o avanço da idade, e têm dificuldade de mastigação e de digestão, também pode ser solucionada com whey protein”, explica Thays.

“Sem contar pessoas que sofrem de fibrose cística, que se beneficiam dos chamados hipercalóricos na busca por ganho de peso”, completa.

O mercado de nutrição esportiva abre portas para outros segmentos, ajudando pessoas das mais diferentes faixas etárias e objetivos, oferecendo produtos até em farmácias e supermercados.

“É por isso que costumo dizer que o Mr. Olympia Brasil Expo, ainda que tenha um público fiel formado por esportistas, atrai consumidores variados, sempre interessados nas novidades que a indústria do bem-estar despeja no mercado todos os anos”, finaliza.

SERVIÇO:

Data: 18, 19 e 20 de outubro

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)

Horários: entre 10h e 20h (sexta e sábado), entre 10h e 18h (domingo)

Crédito da imagem: Rodrigo Dod/Savaget Group