Brasil será o País Parceiro da Hannover Messe 2026

Anúncio

A Deutsche Messe AG escolheu nesta semana, em Wolfsburg, que o Brasil será o País Parceiro da feira Hannover Messe 2026, realizada na Alemanha.

O anúncio foi feito oficialmente por Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, durante a cerimônia de assinatura de um Memorando de Entendimento.

A designação do Brasil como País Parceiro destaca as ambições de um país comprometido em impulsionar a transformação industrial rumo a uma economia sustentável.

Ainda: reforçar sua posição como um ator-chave no cenário global nas áreas de energias renováveis e tecnologias sustentáveis.

Anúncio

Com cerca de 216 milhões de habitantes, vastos recursos agrícolas, de matérias-primas e energéticos, além de um setor industrial diversificado, o país se destaca entre as maiores economias do mundo.

O Brasil não é apenas um importante parceiro comercial, mas também um local de produção relevante para empresas alemãs.

“O anúncio do Brasil como País Parceiro na Hannover Messe 2026 é uma oportunidade estratégica para fortalecer o papel do país como um ator global em inovação e tecnologias industriais”, destaca Viana.

“Participar da feira ajudará a estabelecer conexões entre empresas brasileiras e os principais players da indústria, destacar nosso potencial competitivo e atrair investimentos que impulsionarão o avanço sustentável e a digitalização de nosso setor industrial”, completa.

Para Jochen Köckler o Brasil é o País Parceiro ideal para a feira, não apenas por seu papel global de liderança em tecnologias-chave, como energias renováveis e digitalização, mas também devido à sua significativa importância geopolítica.

“A colaboração estreita com o Brasil é de imensa relevância estratégica diante das mudanças e desenvolvimentos atuais na economia global”, afirma o executivo.

“Essa combinação torna o Brasil um parceiro indispensável para a Alemanha e a Europa no caminho para garantir um ambiente industrial sustentável e resiliente”, acrescenta.

Como a principal feira mundial de tecnologia industrial, a Hannover Messe proporcionará ao Brasil a oportunidade de mostrar como suas abundantes e competitivas energias renováveis promoverão uma transformação industrial sustentável, uma economia de baixo carbono e as capacidades tecnológicas de suas empresas.

“As capacidades complementares do Brasil e da Alemanha podem ser utilizadas para promover cadeias produtivas estratégicas para uma economia de baixa emissão”, acrescenta Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha.

A Alemanha é o principal parceiro econômico do Brasil na Europa, com mais de 1.500 empresas de capital alemão gerando cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregando 250.000 pessoas.

No contexto de sua estratégia de industrialização, o Brasil está focado na revitalização de seu setor industrial, tornando-se um cliente atraente para as soluções e produtos apresentados na Hannover Messe.

A próxima edição da feira será realizada em Hannover de 31 de março a 4 de abril de 2025, com o Canadá como país parceiro.