ABRAFESTA amplia atuação para abranger todo o ecossistema de eventos

Anúncio

A Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA), que recentemente completou 15 anos de atuação em defesa do setor, anuncia uma importante reestruturação que consolida sua representatividade.

A associação busca abranger todo o ecossistema de eventos, indo além do foco exclusivo em eventos sociais que marcou sua fundação.

Em reunião na sede da ACSP, o presidente Roberto Mateus convidou a ABRAFESTA para integrar o Conselho Consultivo da Associação Comercial.

O convite reflete uma visão mais ampla e focada nas empresas prestadoras de serviços que tornam os eventos possíveis, representando uma verdadeira ampliação do conceito de ecossistema de eventos.

Anúncio

“O evento é a ação, mas o que nos interessa são as empresas que transformam essa ação em realidade”, destaca Ricardo Dias, presidente da ABRAFESTA.

Dessa forma, a associação busca integrar os setores de eventos corporativos, sociais, culturais e esportivos, atuando como ponte entre empresas e o mercado.

“Com a entrada da ABRAFESTA no nosso Conselho Consultivo, poderemos lutar juntos por muitas pautas em comum”, destacou Roberto Mateus, presidente da ACSP.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a criação do Prestador de Serviço Individual para Eventos (PSIE), que seria um MEI específico para o setor.

O projeto é visto como crucial para formalizar milhões de trabalhadores que atualmente atuam de maneira informal, sem direitos e garantias adequados.

A ABRAFESTA garantiu posições estratégicas em importantes organizações, como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) e a Confederação Nacional do Turismo.

Em outubro, a associação também conquistou um assento no Conselho da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), para reforçar o ecossistema de eventos e garantir uma união em prol de um PSIE específico para o setor.

“Precisamos nos unir e entender que esse ecossistema não se limita apenas ao setor de eventos, mas também inclui o turismo, as artes visuais, parques e resorts, o comércio, entre outros segmentos. Existe uma interdependência entre esses setores, o que torna essa união necessária”, aponta Dias.

“Recentemente, foi apresentada uma emenda parlamentar que simplifica o sistema tributário para o setor de eventos, prevendo a redução de 60% nas alíquotas do IBS e da CBS, conforme o PLP 68”, acrescenta.

“A medida é considerada fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor, independentemente da tipologia ou categoria de evento, reforçando, mais uma vez, a importância de um ecossistema interligado”, conclui.

Segundo Ricardo Dias, a atuação da ABRAFESTA vai além dessas parcerias e uniões.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, por exemplo, a ABRAFESTA realizará um Seminário Nacional no Rio Grande do Sul, com foco na defesa do empreendedorismo e no fortalecimento do ecossistema de eventos.

O evento reunirá especialistas e convidados para discutir temas de grande relevância, como a conscientização do setor sobre a importância da formalização e a necessidade de maior engajamento em projetos estratégicos como o PSIE, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) e a Reforma Tributária.

Crédito da imagem: César Bruneli