Messe Frankfurt escolhe a BolognaFiere para estreia da feira FESI

Anúncio ABIMAD39

Foi apresentada em Milão, na Itália, a FESI (feira de edifícios sustentáveis e integrados), organizada pela Messe Frankfurt e que fará sua estreia no ano que vem.

E a escolha do local para essa primeira edição do evento não poderia ser outro senão a venue da BolognaFiere, localizado em Bolonha, uma cidade carbono neutro 2030.

“A FESI é um projeto de feira criado com o objetivo de responder às novas necessidades do mercado italiano, que está evoluindo rapidamente em resposta à recente diretiva europeia”, declara Donald Wich, Diretor Executivo da Messe Frankfurt Itália.

A legislação impõe padrões energéticos e ambientais mais rigorosos para os edifícios, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e melhorar a eficiência energética até 2030.

Anúncio

“Portanto, após uma consulta com os principais players e associações do setor nos últimos meses, surgiu a necessidade de uma plataforma como a FESI, que se propõe a ser um ponto de referência para todos os operadores do setor, oferecendo soluções concretas e inovadoras para enfrentar os desafios dessa importante transformação”, explicou.

Wich acrescentou que realizar a FESI no distrito de feiras de Bolonha foi estratégica, uma vez que o local será transformado nos próximos anos e participa da concepção e implementação do Tek (Technology, Entertainment, Knowledge) District.

“Trata-se de uma importante iniciativa de regeneração urbana sustentável da cidade, em uma área de mais de 210 hectares, destinada a se tornar um hub de referência europeu para Big Data e inteligência artificial”, completou.

A Fesi acontecerá de 14 a 16 de outubro de 2025 e oferecerá uma ampla visão das inovações do setor, desde automação predial e integração IoT, passando ainda por:

– Soluções para gestão de energia e segurança de edifícios, sistemas de climatização e aquecimento, até instalações elétricas e de iluminação, e mobilidade inteligente e vertical.

Antonio Bruzzone, CEO da BolognaFiere, destacou o desenvolvimento que envolverá o distrito de feiras da empresa e expressou sua satisfação.

“Estamos felizes em enriquecer nosso calendário de eventos com uma exposição internacional dedicada a um setor em rápido crescimento e de relevância tão atual. Estaremos à altura do desafio”, afirmou.

“Trata-se de um evento bienal que, partindo da cadeia de instalações, complementa as tradicionais feiras dedicadas à construção. O projeto de Frankfurt traz para a Itália a longa experiência da ISH e light&building, eventos líderes na Europa e no mundo em instalações”, concluiu.