Ciranda tem revolucionado o setor com cenografia realista

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O setor de cenografia é um dos principais pilares dos eventos, especialmente em festivais, exposições artísticas e ativações de marcas.

A criação de ambientes imersivos e experiências sensoriais únicas passou a ser fundamental para o engajamento do público, elevando a experiência dos participantes a outro patamar.

A Ciranda, uma empresa composta por produtores e cenotécnicos com vasta experiência no audiovisual, cinema e publicidade, tem apresentado técnicas de cenografia cinematográfica para o setor de entretenimento.

Com uma equipe formada por profissionais com mais de uma década de experiência, a Ciranda surgiu há aproximadamente três anos, em plena pandemia.

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A ideia original foi simples, porém ousada: criar oportunidades de trabalho em um momento em que o setor de eventos estava paralisado.

A partir de ativações de marcas de bebidas e o início das lives de artistas, a empresa deu seu primeiro grande passo.

“Percebemos que não havia na cidade uma empresa especializada em cenografia. Então, juntamos nossas experiências e abrimos a Ciranda”, comenta a diretora de produção e sócia da empresa Patrícia Araujo.

O grande diferencial da Ciranda é a capacidade de reproduzir ambientes com extremo realismo, como é o caso do projeto realizado para o evento “Na Praia”, que encantou o público ao transportar os participantes para uma experiência visual e sensorial completa.

“Sempre buscamos o maior realismo possível e o melhor acabamento”, ressalta a diretora de produção.

O crescimento rápido da Ciranda e a demanda por projetos maiores e mais elaborados reforçam a nova importância que a cenografia tem ganhado.

O aumento da exigência por cenários robustos e conceituais, especialmente em festivais, se tornou uma tendência.

“Antes, as cenografias eram mais simples. Basicamente impressão de lona, estruturas de box truss. Hoje as criações exigem outro tipo de construção mais robusta e com enredo”, observa a sócia da Ciranda.

Esse movimento reflete o desejo de entregar experiências inesquecíveis ao público, usando a cenografia como meio para contar histórias e engajar de forma mais profunda.

“Os festivais não são apenas sobre música ou arte visual, mas sim sobre uma imersão completa em universos criados para surpreender e conectar emocionalmente os participantes”, destaca Patrícia.

CENOGRAFIA INTERATIVA PARA ENGAJAR O PÚBLICO

A cenografia interativa também tem ganhado espaço como uma poderosa ferramenta para envolver o público de maneira ativa nos eventos.

Ao criar ambientes onde os participantes não apenas observam, mas também interagem, a experiência se torna mais rica e memorável.

“Exposições artísticas e eventos imersivos, como as ativações de marcas e festivais, têm apostado em cenários que incentivam a participação do público, seja por meio de instalações interativas ou de ambientes que estimulem os sentidos”, explica a diretora de produção.

A Ciranda tem se destacado nesse cenário ao desenvolver soluções de execução de projetos que não apenas entregam realismo visual, mas também permitem que o público se sinta parte de uma narrativa maior.

“Nós sempre trazemos a cenografia para mais próximo da realidade, com texturas, materiais e formas de acabamentos que despertem sensações e emoções”, diz Patrícia.

Com o aumento da demanda por cenografia de alta qualidade, a Ciranda rapidamente percebeu a necessidade de expandir suas operações.

O primeiro espaço da empresa, uma loja emprestada pelo cenógrafo Daniel Banda, no Guará, no Distrito Federal, rapidamente ficou pequeno à medida que os projetos se tornaram mais complexos.

“Quando estávamos finalizando um projeto grande, percebemos que estávamos crescendo, que os projetos estavam maiores. Mudamos para um galpão em Taguatinga, no DF, onde estamos até hoje”, relembra a sócia.

Atualmente, a Ciranda conta com uma equipe de 12 profissionais e diversos parceiros entre marceneiros, serralheiros, pintores, escultores e fornecedores de matéria prima, que entram nos projetos sob demanda, mantendo uma rede dinâmica e flexível para atender aos crescentes desafios do setor.

 “Acreditamos que o futuro da cenografia está na personalização das experiências. Cada evento, cada festival tem sua própria identidade, e nós queremos que o cenário seja uma extensão dessa essência, capaz de surpreender e emocionar”, finaliza Patrícia

Fonte: Prezz Comunicação