O RAI Amsterdam e a cidade de Amsterdã, nos Países Baixos, estão unindo forças para um desenvolvimento em larga escala da área da RAI, no distrito de Zuidas.
A organizadora de exposições e conferências será responsável pelo desenvolvimento da área e assinou na última semana um acordo com o vereador Van Dantzig (Terras e Desenvolvimento) para iniciar o processo de planejamento.
O local oferece potencial para habitação, um hub de mobilidade e espaços verdes, proporcionando oportunidades de maior integração com a cidade e melhoria no ambiente de vida. Além disso, a RAI modernizará seus próprios edifícios e operações.
“Estamos no início de um dos maiores desenvolvimentos locais. A RAI apresenta uma oportunidade única para concretizar as ambições da cidade em termos de desenvolvimento urbano”, celebrou o vereador.
“Atualmente, a RAI é um complexo bastante fechado, mas há oportunidades para habitação, espaços verdes e melhores conexões com a cidade”, completou.
Para Paul Riemens, CEO da RAI Amsterdam, o ponto forte da empresa é a conexão entre muitos setores através de suas conferências e exposições.
“Com o documento de estrutura aprovado, estamos dando um passo em direção à cidade, junto com o município. Enxergamos um futuro onde a área da RAI ofereça soluções inovadoras para os desafios urbanos”, disse.
“Considere, por exemplo, a criação de uma nova solução logística para reduzir distúrbios e tráfego, além do desenvolvimento de um conceito de energia inovador. Com tais soluções, a área da RAI se tornará ainda mais valiosa para nossos clientes, para Amsterdã e para seus moradores”, acrescentou.
Amsterdã é popular e a cidade cresce em 10.000 habitantes todos os anos. E o espaço para novas construções é limitado. Por isso, o município escolheu desenvolver novas habitações dentro das áreas já construídas da cidade.
Onde for possível, a RAI pretende contribuir para esse esforço, criando uma nova área urbana dinâmica. No entanto, uma condição fundamental para a RAI Amsterdam é que isso seja compatível com sua atividade principal como um importante centro internacional de exposições e conferências.
Como parte da requalificação, as possibilidades serão exploradas para integrar novas funções no local que agreguem valor aos diversos stakeholders da RAI, incluindo os moradores de Amsterdã.
CONEXÃO COM O BAIRRO
A RAI e o município têm como objetivo tornar o local da RAI mais atraente e habitável para a área circundante. Ao adicionar comodidades voltadas para o bairro, o local da RAI poderia criar uma conexão mais forte com a comunidade local.
No próximo período, a RAI Amsterdam explorará como incorporar as diversas ambições no plano de desenvolvimento.
Neste outono europeu a RAI lançará um processo de participação comunitária, convidando os moradores locais a compartilharem suas ideias. O objetivo é trocar ideias que possam enriquecer o plano.
Na fase inicial de planejamento do desenvolvimento da área, os desenvolvedores de projetos Edge e COD irão aconselhar a RAI. Eles estão colaborando com renomados escritórios de arquitetura, como MVRDV e Nudus.