Os grandes eventos musicais no Brasil, como Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e outros, tornaram-se mais do que marcos de entretenimento e cultura, eles também representam uma injeção econômica significativa no país.
Atraindo milhares de turistas, esses festivais não apenas movimentam setores tradicionais, como hotelaria e transporte, mas também geram oportunidades para a economia criativa e impulsionam a visibilidade do Brasil.
Para a professora de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vitória Batista, os eventos de grandes proporções trazem diversos impactos positivos para a economia.
Eles impulsionam o turismo, aquecendo setores como hotelaria, alimentação, comércio, transporte, afetam positivamente também o emprego, de forma direta e indireta.
“É preciso lembrar que a realização de um evento amplia a visibilidade da cidade que o sedia, fazendo com o interesse no local específico e no país como um todo também aumente, enquanto destino cultural e turístico, o que eleva a perspectiva de investimento no longo prazo”, aponta.
Além da economia, Vitória também ressaltou a importância desse tipo de evento para o setor da cultura, uma vez que eventos como esses têm atrações internacionais e também abrem espaço para artistas nacionais.
“Em termos de cadeia produtiva, pode-se mencionar a produção de conteúdo direcionada aos eventos, movimentando elos como a parte audiovisual, marketing, e diversos outros segmentos relacionados à parte criativa”, completa.
A economista ainda comentou sobre a questão sustentável desses eventos, que precisam estar alinhados com políticas de sustentabilidade, a fim de possibilitar uma melhor gestão dos resíduos provenientes do que é consumido ao longo do evento.
“Ou seja, é preciso que o local que receba um evento de grande porte tenha infraestrutura suficiente para lidar com essas questões”, conta Vitória.
“Felizmente, já há preocupações nesse sentido por parte de quem organiza os eventos, mas ainda é preciso avançar nessa questão, o que maximizaria os ganhos para a sociedade como um todo”, completa
Os impactos dos grandes festivais musicais ultrapassam o período dos shows e se expandem para o longo prazo, deixando marcas na economia, cultura e imagem do Brasil. O desafio atual envolve garantir que essas contribuições se tornem cada vez mais sustentáveis.