NürnbergMesse Brasil comemora 15 anos no país e projeta seu futuro

Anúncio

A NürnbergMesse Brasil, que neste ano completa 15 anos de operação no país, chega ao fim de 2024 com um faturamento recorde, 175% maior que o de cinco anos atrás: R$ 110 milhões.

Seu calendário de feiras é composto por 15 eventos que reúnem cerca de 170 mil pessoas. Em 2019, ainda antes da pandemia, foram apenas 9 grandes feiras, que atraíram 78 mil visitantes. 

Mas se os números já parecem bons agora, a expectativa é melhorar. Para a próxima década, a companhia pretende investir na aquisição de eventos para ampliação de portfólio.

No fim de outubro, inclusive, a NürnbergMesse Brasil anunciou uma nova exposição, a Construlev Expo: https://portalradar.com.br/nurnbergmesse-brasil-estrei-em-2025-novo-evento-na-area-da-construcao-civil/  

Anúncio

Com a novidade, ela passa a atuar em 28 setores econômicos, contribuindo para o desenvolvimento da indústria nacional e para o reconhecimento do país no cenário global. 

“Todas as nossas feiras são de mercados relevantes para o PIB nacional. Elas aquecem a indústria e fomentam novos negócios”, afirma João Paulo Picolo, presidente da organizadora.

“Por isso, ano após ano batemos recorde de visitação e de marcas querendo atrelar seu nome aos dos nossos eventos”, acrescenta o executivo. 

A NürnbergMesse Brasil conta com feiras em segmentos como o farmacêutico, cosmético, de construção, tintas, vidros, veterinário, pet… Esse último é considerado o case de maior sucesso da empresa no país.

O faturamento da PET South America, principal encontro da indústria pet da América Latina, dobrou nos últimos cinco anos. 

“O mercado voltado aos animais de estimação cresce exponencialmente. Mas não foi só isso que levou ao desenvolvimento do evento”, aponta Picolo.

“Nós apostamos em conteúdo de qualidade sobre o setor, trouxemos inovações mundiais na área e promovemos rodadas de negócios que terminam com transações efetivas. Tudo isso mostrou a relevância de participar do encontro”, completa. 

Outro segmento que chama a atenção é o de calçados. Após lançar, em 2023, a BFSHOW, a NürnbergMesse Brasil acredita que esse possa se tornar o principal produto da casa.

Organizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o evento pertence a um setor muito forte na economia brasileira e tem projeção de crescimento.

“A feira, em apenas duas edições já se consolidou como a principal do país. Temos os maiores players do mercado como nossos expositores, o que evidencia o evento no calendário nacional”, diz.

Com os avanços dos últimos anos, a NürnbergMesse Brasil se tornou a segunda maior operação do Grupo NürnbergMesse fora da Alemanha, matriz da multinacional.

De acordo com Peter Ottmann, CEO do Grupo NürnbergMesse, nesses 15 anos de história, foram investidos mais de R$ 60 milhões no Brasil, e o retorno obtido foi muito rápido.

“Hoje a NürnbergMesse Brasil já realiza roadshows de seus eventos em outros países da América Latina e acreditamos que essa influência na região deva aumentar com o tempo, o que certamente contribuirá com o desempenho do grupo como um todo”, acrescenta Ottmann.

O Grupo completa 50 anos em 2024, batendo recordes. Como uma das 15 maiores empresas do segmento no mundo, a expectativa de faturamento global para este ano é de EUR 350 milhões, 22% a mais que o registrado em 2019.

A NürnbergMesse fechou o ano passado com mais de 150 grandes eventos realizados pelas 7 subsidiárias e afiliadas, que reuniram mais de 28 mil expositores e 1,3 milhões de visitantes.

PARCERIA APEXBRASIL E PRÓXIMOS PASSOS

Em um ano de celebrações, a NürnbergMesse e a NürnbergMesse Brasil negociam uma parceria com a ApexBrasil para facilitar a participação de empresas brasileiras em feiras e eventos internacionais organizados pelo grupo.

A iniciativa, que deve entrar em vigor já no início de 2025, se dará por meio do programa ApexBrasil +Feiras.

No acordo, válido por 5 anos, a empresa interessada em expor fora do país tem o estande subsidiado pela ApexBrasil para participar de encontros de negócios promovidos pela NürnbergMesse da Alemanha, com suporte da subsidiária brasileira.

O objetivo é permitir que marcas nacionais mostrem seus produtos e serviços no cenário mundial com auxílio estratégico e financeiro.

Atualmente a NürnbergMesse Brasil é um hub completo na área de eventos, que conta com as seguintes unidades de negócios:

– NMB Services, que dá suporte total para a montagem e desmontagem de estandes;

– NMB Spaces, com espaços completos para encontros de negócios;

– Nilab, um laboratório de dados que usa inteligência humana e artificial para conectar empresas;

– NMB Travel, que realiza missões empresariais e de networking em feiras do Brasil e do exterior;

– NMB On Demand, que organiza eventos personalizados;

– NMB W, plataforma que conecta profissionais a recrutadores com oportunidades de emprego.

“Ou seja, formamos um ecossistema que auxilia o setor de eventos de ponta a ponta. Nosso objetivo é seguir assim, ajudando toda essa cadeia que é indispensável para a economia do país”, finaliza Picolo.