Koelnmesse informa que a imm cologne não acontecerá em janeiro de 2025

Anúncio ABIMAD39

Juntamente com a Associação da Indústria Alemã de Móveis (VDM) e a Associação Alemã de Varejistas de Móveis e Cozinhas (BVDM), a Koelnmesse decidiu não realizar a edição de janeiro de 2025 da imm cologne.

Essa decisão conjunta foi tomada após intensas discussões e reflete as condições desafiadoras que a indústria de móveis enfrenta atualmente, especialmente na Alemanha.

A pausa oferece a oportunidade para que todos os envolvidos trabalhem com a Koelnmesse no desenvolvimento de um novo e mais viável formato para a feira no futuro.

A decisão foi motivada principalmente pelo fato de que os fabricantes de móveis alemães estão passando por dificuldades, devido à baixa demanda doméstica por móveis, o que leva a indústria a monitorar de perto seus gastos.

Anúncio

De acordo com os dados mais recentes da VDM, o mercado registrou uma queda significativa no faturamento em 2023 e também nos primeiros seis meses de 2024, com uma redução de 9,7% em todos os tipos de móveis e de 11,2% em móveis estofados.

“Sentimos muito em ter que pular a imm cologne, mas, no fim das contas, esta é uma decisão necessária e correta,” diz Leo Lübke, presidente da VDM.

“Assim como em outras indústrias, o mercado de móveis também mudou consideravelmente nos últimos anos. E, com isso, a demanda por feiras comerciais”, completou.

Lübke acrescenta que a VDM está trabalhando com a Koelnmesse no desenvolvimento de novos conceitos voltados especificamente para segmentos individuais de móveis.

“Como a maior nação de móveis da Europa, precisamos de eventos centrais para a nossa indústria e acreditamos na expertise de Colônia no setor de móveis”, completa.

O presidente da BVDM, Markus Meyer, concorda com a decisão de pausar a feira de janeiro e lamentou que a indústria não tenha apoiado melhor sua principal feira internacional.

“A imm cologne tem sido um ponto de encontro importante para o setor há décadas. Com a pausa no próximo ano, perderemos não apenas uma plataforma central para inovação e troca, mas também um palco importante para atender ao mercado internacional”, acrescenta.

Meyer reforça que agora é urgente que todos os stakeholders do setor se unam para encontrarem soluções conjuntas e fortalecerem seu setor.

“A indústria precisa de uma plataforma forte como a imm cologne para se reestruturar de maneira que garanta sua viabilidade futura”, conclui.

O CEO da Koelnmesse, Gerald Böse, indica que interromper a imm cologne neste momento é uma decisão lógica, considerando a situação em que o setor se encontra atualmente.

“Devido à data de janeiro, a imm cologne não ocorreu por três anos consecutivos durante a pandemia. Essa falta de continuidade, juntamente com o cenário econômico atual, torna impossível para nós, como organizadores de eventos, garantir uma gama atraente de expositores para os varejistas da feira em 2025”, aponta.

“Ainda pretendemos oferecer ao setor de móveis um palco internacional na Alemanha no futuro. Estamos desenvolvendo, conjuntamente, conceitos muito promissores que atendem às novas exigências de todos os stakeholders da melhor forma possível”, finaliza.